CURSO TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO (SEBRAE)

 

A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO em parceria com o SEBRAE realizou nos dias 10 a 13 de junho, na sede do Sindicato Rural, o curso TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, contando com a participação de 29 formandos, entre empresários, gerentes e representantes do setor público das áreas de compras e licitação.

O instrutor e consultor do SEBRAE foi JOSÉ TARCÍSIO FAGUNDES também realizou quatro consultorias em marketing e vendas para empresas locais que foram agendadas durante à tarde.

O curso envolveu simulações de negociações, estudos de casos reais e troca de idéias e experiências entre os participantes, além de apresentar os fundamentos e as ferramentas eficazes de negociação com conteúdo.

 

A estrutura do programa foi o seguinte:

1- Introdução à negociação (O conceito de negociação, O poder na negociação e o poder pessoal) 

2- Concessões e fontes externas de poder 

3- Estilos de negociação 

4- Entraves à negociação e estratégia 

5- Comunicação e ética na negociação  

 

Os participantes avaliaram muito bem o curso e parabenizaram a grande parceria entre a Agência de Desenvolvimento e o SEBRAE por mais este evento.

 


  

PALESTRA “EMPREENDEDORISMO” PARA OS FORMANDOS DO PROGER

 

 

Em parceria com a Prefeitura de São João Nepomuceno, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizada pelo Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, a palestra “EMPREENDEDORISMO” para os 40 formandos do PROGER – Programa de Geração de Emprego e Renda, no dia 26 de junho, às 19 horas, na sede do Sindicato Rural. 

O técnico colocou importantes conceitos de empreendedorismo, que pode ser por oportunidade ou por necessidade, exemplos de pessoas empreendedoras, as características do comportamento empreendedor, a diferença entre empresário e empreendedor, a motivação para empreender, além de criar uma grande interação com os participantes através de uma visão sonhadora de evolução nos ouvintes. 

Agradecemos o empenho da Secretária de Assistência Social, Renata Badaró e as envolvidas no programa: Carla Campos Paiva, Graziella Castro e Mara Lúcia Saltarelli para que mais este evento de parceria fosse realizado com sucesso.

 


 

PALESTRA SOBRE COOPERAÇÃO NA EMPRESA MRS HOME

 

O Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou no dia 18 de junho, a palestra COOPERAÇÃO e LIDERANÇA, na empresa MRS HOME, da empreendedora Edinah Leite Furtado, para todo o setor produtivo e lideranças.

A palestra foi muita bem aceita pelos participantes que perceberam a importância das atitudes de liderança que transformam em cooperação naturalmente, a vantagens de se trabalhar em equipe, a necessidade de sermos cada vez mais profissionais e melhores naquilo que fazemos, o porquê de termos iniciativa e comprometimento e diversas reflexões sobre a cooperação.

Agradecemos a excelente receptividade e principalmente a parceria de anos em reconhecer este importante trabalho de desenvolvimento para o nosso município e região.

 


 

TÉCNICO DA ADSJNR REALIZA PALESTRAS NAS CIDADES DE GUARANI E BICAS

 

Em parceria com a Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, o técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, e a Gestora, Luciene Ribeiro Braga, realizaram nas cidades de Guarani e Bicas, nos dias 04 e 17 de junho, respectivamente, nas sedes das Prefeituras citadas, importantes palestras com o Tema “COOPERAÇÃO PARA O TURISMO”, junto aos membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo locais e lideranças. 

Os eventos foram organizados pela Diretoria de Turismo de Guarani, Lucrécia Calixto e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Fernanda Correa da Silva e o Diretor de Turismo e Mobilidade Urbana, Cléber Bastos Nascimento, com a presença de participantes, representantes eleitos para o COMTUR. 

Geraldo Rabello começou relatando o Programa de Regionalização do Turismo que define os Circuitos Turísticos como Instâncias de Governança Regionais, uma organização tripartite, formada pelo poder público, iniciativa privada e terceiro setor e que tem o papel de coordenar o programa de turismo, em âmbito regional.Não é um ente governamental e sim um espaço democrático de debates, proposições e encaminhamentos”, relatou o palestrante.

 

 

 

Foi repassada a história do Circuito Caminhos Verdes de Minas, suas dificuldades, objetivos de curto, médio e longo prazo, os tipos de turismo e o que já foi e tem sido realizado. Quais as responsabilidades do COMTUR e do FUMTUR em seu funcionamento para os trabalhos e ações de desenvolvimento local como: atualização do INVITUR, calendários de eventos, roteirização das cidades, desenvolvimento do artesanato local, desenvolvimento da agroindústria, preservação dos bens históricos, eventos esportivos e a busca do ICMS turístico. 

A Gestora Luciene repassou o plano de trabalho do Circuito aos presentes e as metas a se cumprir junto a SETUR – Secretaria Estadual de Turismo e da FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. 

A diretoria do Circuito agradece a ótima receptividade e considera que esta ação possa mobilizar e sensibilizar os participantes na multiplicação deste importante trabalho de turismo local e regional e parabeniza as iniciativas de Bicas, Pequeri e Mar de Espanha por serem as mais novas cidades associadas do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas. 

 


 

MAIS TRÊS CURSOS DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA EM ABRIL E MAIO

 

Foi com grande sucesso, que a Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, com o total apoio de seus parceiros e diretoria realizou mais três Cursos Desenvolvimento de Liderança, com a participação de 30, 29 e 21 formandos, nos dias 01, 02 e 03 e 08, 09, 10 e outro nos dias 15, 16 e 17 e 22, 23 e 24 de abril e o terceiro nos dias 20, 21 22, 27, 28 e 29 de maio respectivamente. Este último foi realizado na cidade vizinha de Rio Novo.

Você já parou para pensar na facilidade que algumas pessoas têm em conseguir que outras pessoas as sigam? Você já parou para pensar em quais seriam os conhecimentos, habilidades e atitudes que essas pessoas possuem? Você conhece alguma equipe que funciona bem, com seus membros satisfeitos e empenhados no cumprimento de suas metas? Atualmente, sabemos que todas as pessoas possuem um potencial para liderança e que esse potencial pode ser desenvolvido e aprendido com treinamentos adequados.

 

Este curso presencial envolve aulas expositivas, atividades de dinâmicas de grupo, debates, estudos de caso e exercícios práticos, buscando desenvolver líderes com perfil ético e integrativo cujo foco é desenvolvimento de atitudes, valores e iniciativas para uma atuação efetiva na sua empresa, instituição e também na sua comunidade.

 

 

Portanto, é um curso presencial, com aulas expositivas, atividades de dinâmicas de grupo, debates, estudos de caso e exercícios práticos, buscando desenvolver líderes com perfil ético e integrativo, cujo foco é desenvolvimento de atitudes, valores e iniciativas para uma atuação efetiva na sua empresa, instituição e também na sua comunidade.

Os OBJETIVOS do curso são o de propiciar o desenvolvimento das competências de liderança, visando uma mudança de atitude frente ao seu papel na empresa, instituições e outros, permitindo uma melhor interação com sua equipe e o pleno potencial de cada um de seus liderados, além de também preparar o participante para o mercado de trabalho.

 

 

O Conteúdo Programático foi o seguinte:

 

1- Convivência em Grupo

·         As novas relações no trabalho

4- Relações Humanas

·         Formação e trabalho de equipes

·         Comunicação (aprendendo a ouvir e a falar)

2- Mudanças Comportamentais

·         Como se preparar para mudanças

·           A resistência â mudanças

5- O Líder Cidadão

·           Atitudes éticas de um líder

 

3- Liderança e Habilidades Gerenciais

·         Tipos de Lideranças

·          Os papéis e comportamentos de um Líder

·         Poder, influência e delegação

·         Administração de Conflitos

·         A arte de motivar pessoas

·         O líder como gestor de pessoas

6- Competências de um Líder

·           Como realizar reuniões produtivas

·           Motivação: como motivar as pessoas

·           O poder do elogio

 

      

A Diretoria da ADSJNR agradece o total apoio da Prefeitura de São João Nepomuceno que em todas as secretarias incentivaram a participação de seus colaboradores, inclusive secretários municipais, com interesse em qualificação profissional. Também à Prefeitura de Rio Novo em ceder sala na Escola Onofre e pela mobilização da Secretaria de Educação local.

 

Assim, a Agência de Desenvolvimento cada vez mais tem conquistado credibilidade junto à comunidade e à região com mais estas ações de desenvolvimento, principalmente quanto à avaliação do curso feita pelos participantes.

 

 


 

TÉCNICO DA ADSJNR PARTICIPA TREINAMENTOS DO SEBRAE PARA ELABORAÇÃO DA MINUTA DA LEI GERAL MUNICIPAL, EM MURIAÉ



O técnico da ADSJNR, Geraldo Rabello, participou no dia 13 de maio, na Câmara de Dirigentes Lojistas, na cidade de Muriaé, através de indicação do Prefeito de São João Nepomuceno, Célio Filgueiras Ferraz, d a OFICINA DE ELABORAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS MUNICIPAIS.

O treinamento, realizado pelo consultor do SEBRAE, CLEIDER GOMES FIGUEIROA, contou com a participação de algumas cidades da região que ainda não aprovaram a Lei Geral das MPE’s.

Portanto, o objetivo do encontro é a elaboração desta lei, para que seja regulamentada através de Projeto de Lei a ser submetido à aprovação do Poder Legislativo em suas respectivas cidades.

Regulamentar a Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas empresas é uma obrigação legal do Administrador Público, conforme determina o artigo 77 da Lei Complementar 123/2006 e o não cumprimento desta obrigação pode ocasionar ação de improbidade administrativa por omissão.

Esta ação visa, acima de tudo, a desburocratização do atendimento às micro e pequenas empresas, como:


- Instituir procedimentos de consulta prévia e de atendimento unificado às MPE’s, com o município se adequando à realidade local;
- Especificar o grau de riscos das atividades econômicas locais; e
- Emitir alvará de funcionamento provisório, principalmente para atividades de baixo risco.


Outro fator importante é o uso do poder das compras governamentais, o que faz com que a Administração Pública compre mais dos pequenos empreendimentos locais e regionais, como forma de irrigar a economia local, ou seja, fazer o dinheiro girar dentro da própria localidade, com isso gerando mais emprego e renda, dinamizando o comércio, aumentando a arrecadação e proporcionar investimentos públicos.


A Lei Geral deverá facilitar um melhor acesso ao crédito e à inovação tecnológica, incentivar uma educação empreendedora, partindo inclusive de nossas escolas, criação de incubadoras de empresas, enfim, fortalecendo os pequenos empreendimentos locais.


Finalizando, o consultor trabalhou com os participantes na elaboração da minuta do Projeto de Lei da Lei Geral e o Técnico participante levou imediatamente para discussão com o Prefeito, os secretários de Desenvolvimento Indústria e Comércio, Fazenda e Planejamento e com o setor de Licitação e encaminhado ao Procurador do Município para análise.


O Procurador do Município fez suas observações e novamente foi encaminhada a minuta ao consultor do SEBRAE, que também fez suas considerações finais e nos devolveu para as alterações que se encontram prontas para serem encaminhadas para a Câmara dos Vereadores na primeira semana de agosto.

 



 

TÉCNICO PARTICIPA DO CURSO PARA AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM JUIZ DE FORA 

    
Nos dias 21 a 24 de maio, o técnico da ADSJNR, GERALDO RABELLO, participou de treinamento do SEBRAE para Agentes de Desenvolvimento, no Ritz Plaza, em Juiz de Fora.


A proposta de realização do curso foi diretamente relacionada a uma estratégia de desenvolvimento experimentada e consolidada através de um marco legal – a LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.


O curso focou importantes temas como: desenvolvimento local, a mobilização para o desenvolvimento, propostas de mudanças, roteiros de ação, conceitos de liderança, empreendedorismo, competitividade, micro e pequenas empresas e a importância para o desenvolvimento local, políticas públicas, Arranjos Produtivos Locais e a participação coletiva de poder público, setor privado e o 3º setor e seus atores e finalmente a introdução da Lei Geral Municipal.


O técnico da ADSJNR, ainda deverá participar de outro treinamento prático na ADUBAR – Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região que já está realizando este trabalho com desenvoltura naquele município. Portanto, vamos aguardar o encaminhamento para a Câmara Municipal e aprovação dos vereadores desta importante lei.
 

 

 


ADSJNR RECEBE PUBLICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO CELSO FURTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

 

 

A Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região recebeu importante notificação através da publicação em livro do Ministério da Integração Nacional sobre o resultado do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional de 2012.

A instituição concorreu a convite do Ministério na categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, com o título: O Real trabalho de uma Agência de Desenvolvimento.

A instituição vencedora desta categoria foi o CEADEC – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Emprego e Cidadania, da cidade de Sorocaba – SP, com o título: Rede Solidária Cata Vidas (o desenvolvimento de uma cooperativa de catadores de papel). Em 2º lugar ficou a SEPLANDE – Secretaria do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, com o título: Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura do Estado de Alagoas.

A Agência de Desenvolvimento se sentiu honrada em ter sido convidada a participar do prêmio, um reconhecimento vindo de Brasília, sinal que estamos sendo monitorados pelos serviços prestados de desenvolvimento ao município e à região.

 


 

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PARTICIPA DE ENCONTRO DE PREFEITOS E GESTORES MUNICIPAIS VOLTADOS PARA O TURISMO

 

 

Em evento realizado no dia 11 de março, em Rio Novo, o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas conseguiu mobilizar mais de 60 pessoas entre prefeitos e gestores municipais das cidades regionais, empresários, associações de artesanato e instituições responsáveis pelo desenvolvimento do turismo.

Representando São João Nepomuceno, estivem presentes o prefeito Célio Ferraz, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Salomão Queiroz Dutra, o Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, o representante do Patrimônio Cultural, Renato Ferreira Souza, os vereadores Heraldo Gruppi e Francisco Baptista, além da presidente da ARTECA, Silvia Helena Moreira.

 


 

O evento foi aberto com a palestra – 'A Regionalização do Turismo', através do técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, que focou bastante na importância do turismo para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da instância de governança. Em seguida, a gestora do Circuito, Luciene Ribeiro Braga colocou a importância da busca do ICMS turístico para as prefeituras do Circuito e os projetos de parceria para o ano de 2013 entre os envolvidos.

Após o encontro, a Prefeita de Rio Novo, Maria Virgínia Ferraz e o Vice André Colombo ofereceram um coquetel aos participantes e os debates foram de grande integração entre as cidades componentes do Circuito Caminhos Verdes de Minas.

 


 

CURSO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

 

 

Foi grande sucesso, que a Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, com o total apoio de seus parceiros e diretoria realizou o Curso Desenvolvimento de Liderança, com a participação de 32 formandos, um curso presencial, com aulas expositivas, atividades de dinâmicas de grupo, debates, estudos de caso e exercícios práticos, buscando desenvolver líderes com perfil ético e integrativo, cujo foco é desenvolvimento de atitudes, valores e iniciativas para uma atuação efetiva na sua empresa, instituição e também na sua comunidade.

Os objetivos do curso são o de propiciar o desenvolvimento das competências de liderança, visando uma mudança de atitude frente ao seu papel na empresa, instituições e outros, permitindo uma melhor interação com sua equipe e o pleno potencial de cada um de seus liderados.

 

O Conteúdo Programático foi o seguinte:

 

1- Convivência em Grupo

·         As novas relações no trabalho

4- Relações Humanas

·         Formação e trabalho de equipes

·         Comunicação (aprendendo a ouvir e a falar)

2- Mudanças Comportamentais

·         Como se preparar para mudanças

·           A resistência â mudanças

5- O Líder Cidadão

·           Atitudes éticas de um líder

 

3- Liderança e Habilidades Gerenciais

·         Tipos de Lideranças

·          Os papéis e comportamentos de um Líder

·         Poder, influência e delegação

·         Administração de Conflitos

·         A arte de motivar pessoas

·         O líder como gestor de pessoas

6- Competências de um Líder

·           Como realizar reuniões produtivas

·           Motivação: como motivar as pessoas

·           O poder do elogio

 

O

O técnico da Agência, Geraldo Rabello foi o instrutor do curso e a turma contou com 27 participantes do setor de vestuário, sendo 10 da cidade de Rio Novo, 3 representantes do setor público e dois do comércio local que avaliaram o curso da melhor maneira possível e alguns participantes fizeram as seguintes colocações:
 

 “Sobre o treinamento foi e será um aprendizado para minha vida profissional e pessoal, pois consegui reconhecer muitos defeitos meus que não percebia. Quanto ao instrutor, vou resumir em poucas palavras: atencioso, divertido, e amigo de todos com grande aptidão para exercer a função que lhe foi indicada.” (Gilberto da Silva)
 

“O curso atendeu as minhas expectativas. Terminei o curso mais atento as necessidades da sociedade e da importância da convivência em grupo. Vinha encontrando algumas dificuldades no meu dia a dia e com o curso tentarei ser mais articulado e flexível com as pessoas. Parabéns ao Geraldo Rabello, pois apenas havia ouvido falar de sua competência e neste curso pude confirmá-la e posso afirmar que São João Nepomuceno precisa de você e do seu trabalho.” (Salomão Queiroz Dutra – Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo)
 

“Excelente curso. Solicito outros semelhantes” (Rosane Calzavara Pinto – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São João Nepomuceno)

Tendo em vista o grande sucesso e demanda, a Agência programou para abril, mais duas turmas, nas datas de 01, 02 e 03 e 08, 09 e 10 e a outra turma em 15, 16 e 17 e 22, 23 e 24.

Assim, a Agência de Desenvolvimento cada vez mais tem conquistado credibilidade junto à comunidade e à região com mais uma ação de desenvolvimento.

 

 


 

 AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REALIZA PALESTRA PARA LIDERANÇAS DA CHILDREN

 

 

 

 

No dia 25 de fevereiro, às 19:00 horas, na sede do Sindicato Rural, foi realizada importante palestra para 40 lideranças da área de produção da maior empresa sanjoanense, a Children. O tema proposto pelo técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello foi LIDERANÇA E COOPERAÇÃO e contou com a participação de 40 líderes desta empresa.
 

Inicialmente, colocou-se o vídeo 'O Problema não é meu', quando percebemos as dificuldades iniciais em se trabalhar em equipe e os graves problemas em não se tomar iniciativa no trabalho. Em seguida, novo vídeo foi visto pelos participantes sobre mais uma vez não trabalharmos em equipe e consequentemente não conseguimos cooperar para o desenvolvimento de uma empresa. Finalmente, detalharam-se assuntos envolvidos na cooperação como: competitividade, empregabilidade, reflexões sobre triunfo, superação e sucesso, atitudes e comportamentos que nos fazem trabalhar melhor, a importância da liderança dentro da cooperação, a diferença entre poder e autoridade, o que é uma real competência e o problema das ações sem conhecimento e finalizando com outras reflexões sobre como estamos cooperando no nosso dia a dia.
 

A palestra faz parte dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento junto aos parceiros e o grau de satisfação foi geral como proposta de melhorar os comportamentos de cooperação e liderança naquela empresa.

 


 

Agência de Desenvolvimento colhe sucesso com o curso do SEBRAE ‘Saber Empreender’

 

Os cursos do SEBRAE em parceria com a Agência de Desenvolvimento têm conseguido atrair participantes não só de São João Nepomuceno, mas de Rochedo de Minas, Rio Novo e Descoberto, demonstrando uma aceitação regional de um trabalho de capacitação que não pode parar.
 

Para a programação de novembro, tivemos o SABER EMPREENDER, nos dias 05 a 08, com a instrutora e facilitadora Carmen Pereira e mais uma vez, a Agência de Desenvolvimento procura semear o empreendedorismo local e regional.
 

O curso movimentou mais de R$ 5.000,00 entre os participantes, que saíram vibrando com os desafios e os resultados alcançados pelo curso, além da oportunidade de conseguir enxergar técnicas empreendedoras e vivenciar as dez características do comportamento empreendedor.
 

Uma das participantes, Cintia Olivetti, relatou que se sentiu surpreendida exercitando a capacidade de despertar o estímulo empreendedor de forma vivencial e muitas vezes não acreditamos em nosso potencial. Foi maravilhoso ter participado deste curso, ainda mais com o lucro que tivemos e a Agência de Desenvolvimento está de parabéns em persistir em nos convidar a participar.

 


Técnico realiza palestra na Escola Dr. Francisco Zágari

 

O Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou no dia 10 de novembro, sábado, na Escola Estadual Dr. Francisco Zágari, no distrito de Taruaçu, mais uma importante palestra para os professores deste educandário, dentro do Módulo II através de treinamento exigido pela Secretaria Estadual de Educação.
 

O tema da palestra foi COOPERAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA. Inicialmente, o palestrante agradeceu muito o convite da diretora Rosimeri Torres se sentindo realizado em trabalhar para o desenvolvimento de uma escola importante para aquela comunidade. Em seguida, colocou aos participantes o filme O ENTERRO DAS DESCULPAS, que aborda comportamentos desastrosos que não devem acontecer dentro de uma instituição de ensino e a reversão de podermos conseguir competitividade e trabalharmos melhor através da cooperação.
 

Após o debate inicial, foi colocado o desenho animado, O PROBLEMA NÃO É MEU, que foca na dificuldade em cooperarmos no nosso dia a dia, principalmente em reconhecermos que somos uma equipe de trabalho.
 

A seguir, através de visualizações em slides, várias reflexões sobre as necessidades da cooperação, a busca do sucesso, a garantia da qualidade de nosso trabalho enquanto colaborador da educação, a busca da excelência, os comportamentos que atrapalham o desenvolvimento de um trabalho realmente eficaz, principalmente com relação ao comprometimento, o reconhecimento de nossas limitações, a liderança através do poder e da autoridade e acima de tudo como tarefa de educar, enfim, reflexões de como se encontra nossa cooperação.


Finalizando, os participantes agradeceram a presença do técnico na instituição, num sábado chuvoso e aconteceu uma confraternização num suculento almoço dentro da própria escola.


Sebrae em Ação – Moda e Empreendedorismo

 

 

Nos dias 12 a 14 de novembro, no Centro Integrado SESI / SENAI Robson Braga de Andrade, aconteceu mais um SEBRAE EM AÇÃO em São João Nepomuceno, desta vez com o tema: MODA E EMPREENDEDORISMO.
 

Os parceiros do evento foram a AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E REGIÃO com o SINDIVEST, SESI / SENAI, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, BANCO DO BRASIL e PREFEITURA MUNICIPAL.
 

O SEBRAE EM AÇÃO é um evento itinerante que oferece produtos e serviços para micro e pequenas empresas, deixando conhecimento para quem quer incrementar seus negócios e se preparar para atender a um mercado cada vez mais exigente.
 

O evento envolveu palestras, orientações para negócios, clínicas tecnológicas e oficinas empresariais e contou com 273 participantes. Todo o trabalho visa fortalecer o APL do Vestuário de São João Nepomuceno e contou com 273 participantes.

 


 

 

Palestra na empresa Sea Port – Novo Parceiro da ADSJNR

 

O Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou no dia 26 de novembro, a palestra COOPERAÇÃO e LIDERANÇA, na empresa SEA PORT, agora novo parceiro da Agência de Desenvolvimento, para os encarregados e principais lideranças.

A palestra foi muita bem aceita pelos participantes que perceberam a importância das atitudes de liderança que transformam em cooperação naturalmente, a vantagens de se trabalhar em equipe, a necessidade de sermos cada vez mais profissionais e melhores naquilo que fazemos, o porque de termos iniciativa e comprometimento e diversas reflexões sobre a cooperação.

A Agência de Desenvolvimento agradece a receptividade e principalmente a parceria com a SEA PORT que é mais uma empresa  a se associar e reconhecer este importante trabalho de desenvolvimento local e regional.   


 

Agência de Desenvolvimento fecha dois cursos do SEBRAE em Outubro

 

 

Após promover o EMPRETEC em agosto, a Agência de Desenvolvimento fechou em outubro com grande sucesso mais dois cursos do SEBRAE com 60 participantes em cada (lotação máxima) além de 10 consultorias.

Nos dias 08 a 11, aconteceu o TÉCNICAS DE VENDAS, com o instrutor e consultor do SEBRAE, José Tarcísio Fagundes e também quatro consultorias em vendas.

Nos dias 15 a 18, a vez foi do CURSO ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO com o instrutor e consultor Gilson Rodrigues, além de mais 6 consultorias em finanças.

Os cursos do SEBRAE em parceria com a Agência de Desenvolvimento têm conseguido atrair participantes não só de São João Nepomuceno, mas de Rochedo de Minas, Rio Novo e Descoberto, demonstrando uma aceitação regional de um trabalho de capacitação que não pode parar.

Para a programação de novembro, teremos o SABER EMPREENDER, que acontecerá nos dias 05 a 08, com a instrutora e facilitadora Carmen Pereira, além de consultorias em Recursos Humanos. As inscrições estão abertas. Mais uma vez, a Agência de Desenvolvimento procura semear o empreendedorismo local e regional.

 


Outro grande evento em novembro será o SEBRAE EM AÇÃO – MODA E EMPREENDEDORISMO, que acontecerá nos dias 12 a 14, em parceria da Agência de Desenvolvimento com o SESI/SENAI, Sindivest, ACE e Prefeitura Municipal.

O Programa Sebrae em Ação oferece diversas atividades para a melhoria dos processos de gestão nas micro e pequenas empresas como orientação empresarial, palestras magnas, oficinas, clínicas tecnológicas, consultoria de gestão em grupo ou individual, teatro empresarial  e workshop Ponto de Partida.

São ações de desenvolvimento e oportunidades de melhorias para os empresários e colaboradores de nossa cidade e região e assim, esperamos contar com o maior número de participantes. As oportunidades são oferecidas e sai na frente quem busca oportunidades e possui iniciativa.


 

8ª Turma de Empretec em São João Nepomuceno

 

 

Com grande sucesso, aconteceu nos dias 21 a 26 de agosto, no Salão do Clube Botafogo, mais um Seminário Empretec em São João Nepomuceno, promovido pelo SEBRAE e coordenado com grande dedicação pela Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno.

Os facilitadores que muito bem conduziram os trabalhos no Seminário foram Elizabeth Penteado Battesini, Marcos Costa de Oliveira e Alessandra Almeida Jardim, das cidades de Belo Horizonte, Carangola e Sete Lagoas, respectivamente.

Os participantes foram empresários do setor de confecções, estamparia, fundição, papelaria, informática, vidraçaria, academia de ginástica e musculação, educação, mecânica de automóveis e do comércio.

O Seminário Empretec é um programa para empresários e futuros empreendedores, implantado com excelentes resultados, sendo executado no Brasil pelo SEBRAE, em parceria com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a ABC/MRE – Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

 

 

O Empretec viabiliza a competitividade empresarial, através do aperfeiçoamento das características individuais do comportamento empreendedor, da assistência técnica, do acesso a banco de dados e a uma ampla rede internacional de apoio, possibilitando assim, a criação de empresas inovadoras. Portanto, é uma iniciativa que traz para o Brasil a experiência de programas semelhantes realizados em diversos países do mundo. O programa já capacitou mais de 42 mil empreendedores em todo o país, com índice de satisfação plena de 98% dos participantes. É um curso totalmente vivencial.
 

São João Nepomuceno é uma das poucas cidades que conseguiu formar oito turmas e a Agência de Desenvolvimento procura manter esta importante parceria com o SEBRAE e acima de tudo desempenhar com eficiência um de seus atributos em seu estatuto que é Semear o Empreendorismo Local e Regional.  Assim, está se plantando desenvolvimento e são poucos empresários, políticos e instituições que conseguem enxergar e reconhecer este importante trabalho. Alguns até criam vários obstáculos por não perceber potencial de crescimento e capacitação profissional nas pessoas.

 


 

O Seminário Empretec permite aos participantes:

- Conhecer seu potencial empresarial pessoal, seus pontos fracos e seus pontos fortes, para promover mudanças em benefícios de sua empresa;

- Identificar e melhorar suas oportunidades empresariais e entender e melhorar a sua capacidade de correr riscos calculados;

- Apreciar a importância da persistência e o cumprimento do contrato de trabalho;

- Entender e valorizar a relação existente entre qualidade, eficiência e êxito empresarial e buscar informações;

- Elaborar seu Plano de Negócios, reconhecendo a importância do Planejamento dia a dia da sua empresa.

- Avaliar seu planejamento atual e sua capacidade para resolução de problemas.

- Utilizar a persuasão para conquistar uma efetiva e positiva cooperação de seus colaboradores, parceiros e funcionários.

- Usar redes de contato pessoais e empresariais, desenvolvendo efetivas estratégias de negócio e acima de tudo, tirar proveito de suas iniciativas.
 

Nossos agradecimentos aos facilitadores pelo grande desempenho, ao técnico do SEBRAE, Gustavo de Freitas Magalhães, aos parceiros da Agência de Desenvolvimento por acreditar neste trabalho, aos empretecos atuais e das outras turmas que ofereceram condições para que fosse realizado mais um evento como este na cidade, Clube Botafogo e aos proprietários do Botachop, Celinho e Albertinho pelo primoroso cofee break diário.
 

Deixamos aqui, um pensamento empreendedor de Paulo Coelho: “O mundo está não mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos”


CURSO TÉCNICA DE VENDAS E CONSULTORIA EM VENDAS 
 

 Com grande sucesso, aconteceu nos dias 11 a 14 de junho, o curso TECNICA DE VENDAS, ministrado pelo competente instrutor e consultor do SEBRAE, José Tarcísio Fagundes, com a participação de 32 formandos, demonstrando mais uma vez o sucesso da Agência de Desenvolvimento em mobilizar e sensibilizar pessoas para buscar capacitação e principalmente motivação para trabalhar com qualidade.

O Curso Técnicas de Vendas visa oferecer ao profissional de vendas estratégias para conquistar, manter e encantar os clientes, oferecendo como benefícios:

- Fazer o cliente perceber o quanto a empresa que lhe atende é comprometida com sucesso dele;

 - Fidelizar o cliente, que sempre terá a empresa - e o vendedor - como primeira opção de compra;

- Aprender a dialogar e questionar o cliente em busca das reais necessidades; - Ser parceiro do cliente e desenvolver uma relação de grande confiança e, principalmente, duradoura;

- Otimizar a performance da equipe de vendas;

- Oferecer mais que produtos e sim soluções para problemas atuais e futuros do cliente;

 - Aplicar os conceitos apresentados utilizando ferramentas de negociação para fechar as vendas;

 - Realizar ações de pós-vendas para fidelizar o cliente e obter feedback sobre o atendimento realizado.

As empresas que participaram com seus colaboradores no curso foram: Vídeo Cidade, Confecções Children, Apoio Fabril, UNIMED, Snoop Peças, Bora Bora, Bazar Abreu, Auto Escola Cidade, Lápis de Cor, FAEP e alunos do PROJOVEM.

Nos dias 12 a 14, foram realizadas seis consultorias em vendas para os participantes: Zeca Sports, Xereta Armarinho, Constrular Materiais de Construção, Bia Fashion, Alfejo e Thalissa Modas.

A Agência de Desenvolvimento agradece a participação de todos os participantes, parceiros, ao técnico do Sebrae, Gustavo de Freitas, por mais uma vez confiar em nosso trabalho de desenvolvimento local através da capacitação de pessoas.


 SEMINÁRIO EMPRETEC EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

 A Agência de Desenvolvimento está recebendo as inscrições para o Seminário (workshop) EMPRETEC, que acontecerá nos dias 21 a 26 de agosto. É uma oportunidade única para empresários e empreendedores aprimorarem suas características do comportamento empreendedor como planejamento, iniciativa, busca de oportunidades, estabelecimento de metas, persuasão e rede de contatos, correr riscos calculados, persistência, autonomia e autoconfiança.

Se você quer abrir, ampliar ou melhorar o seu negócio, não perca esta oportunidade.        

Maiores informações pelos telefones: 3261-3922 ou 9982-9993        

Mais uma vez a Agência de Desenvolvimento vem semear o empreendedorismo no município e na região, sempre na grande parceria com o SEBRAE.
 


 AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO, EM PARCERIA COM A UNIPAC, FORMATA PROJETO DE PESQUISA DO SETOR DO VESTUÁRIO

A pesquisa multidisciplinar “Identificação dos Problemas das Micros, Pequenas e Médias Empresas do Ramo de Confecção de São João Nepomuceno – Um Estudo de Diagnóstico Empresarial” foi realizada pelos alunos do 2º período do Curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de São João Nepomuceno, dentro da Disciplina Teoria Geral de Administração, coordenada pelo professor Geraldo Magela Rabello. É importante destacar o apoio da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região e treinamento oferecido pelo SEBRAE no desenvolvimento e na formatação da pesquisa.          

Os alunos da FUPAC visitaram 60 confecções, num universo de 110 empresas formais, com perguntas para as áreas de RECURSOS HUMANOS, FINANÇAS e PRODUTO / MARKETING no período de março e abril de 2012. É necessário ressaltar a grande informalidade no setor de vestuário, com 2/3 das empresas formadas por facções que alimentam as outras confecções.     

Constatou-se que das 60 confecções entrevistadas, 2.922 são colaboradores e 113 são empresários ou sócios-gerentes, portanto, um setor que alavanca a economia regional, principalmente na geração de emprego e renda. Há que se destacar o grande empreendedorismo não só por necessidade, mas também por oportunidade por parte dos empresários locais.  

A tabela abaixo relaciona os percentuais obtidos no somatório das respectivas áreas analisadas:

ÁREAS

PERCENTUAIS

RECURSOS HUMANOS

63,70

FINANÇAS

71,97

PRODUTO / MARKETING

64,66

Conforme a tabela acima, percebe-se um equilíbrio entre os setores de Recursos Humanos e Produto / Marketing, porém deve-se levar em consideração que alguns empresários se omitem no momento de falar em suas finanças, tendendo a classificar suas respostas em ótimo e bom, não deixando transparecer, assim, a verdadeira realidade do setor.  A média percentual deveria estar em torno de 60% como ideal, porém os índices demonstraram estar acima.

Em RECURSOS HUMANOS, demonstra que as empresas não possuem um departamento de RH e confundem DEPARTAMENTO DE PESSOAL com Recursos Humanos, pois este envolve recrutar, selecionar, treinar, desenvolver, monitorar e acima de tudo motivar pessoas em melhor desempenhar suas funções numa empresa.

Nos itens 2, como está o relacionamento de convivência entre as pessoas dentro da empresa; item 3, como está o trabalho em equipe dentro da empresa; item 4, como está a motivação da diretoria na condução da empresa; e o item 5, como está a motivação dos funcionários, para a realização dos trabalhos, as respostas vieram quase na totalidade por parte dos entrevistados, classificadas em ótimo e muito bom mas percebe-se um grande desconhecimento tendo em vista quase nunca ter sido realizada uma pesquisa de clima organizacional junto aos colaboradores e também da falta de uma Departamento de Recursos Humanos, citado acima, que seria responsável por tal ação.

O item 6, como estão as regras de sua empresa para anunciar as vagas disponíveis, demonstra que as empresas tem dificuldades em recrutar e selecionar pessoas e muitas delas concorrem umas com as outras em buscar colaboradores nas empresas concorrentes e principalmente que já estejam treinados.

Percebe-se que no item 7, como está a realização de entrevistas, aplicação de testes e simulações, para a contratação de funcionários em sua empresa, mais da metade das empresas não realizam entrevistas, aplicação testes e simulações, para a contratação de funcionários. Assim, há uma grande desvalorização do profissional de Recursos Humanos (administrador com especialização em Recursos Humanos) e principalmente dos psicólogos, que ajudariam muito no recrutamento e na seleção de pessoas. Se analisarmos com grande profundidade, percebemos que são ínfimas as empresas que realizam tal processo.

No item 9, como está o investimento de sua empresa em cursos ou atividades que possam promover o desenvolvimento de sua equipe de trabalho, o empresariado não tem investido em capacitação para seus funcionários, pois considera como despesa e não como investimento. Por outro lado, vive-se um dilema, pois o funcionário também não quer se qualificar, afinal, acredita ser obrigação do patrão. Quando estudamos erramos, mas erramos menos e perdemos menos tempo com os erros.

A instalação de um SESI / SENAI em São João Nepomuceno, responsável na formação de mão de obra para o setor de vestuário e a criação da Agência de Desenvolvimento que busca cursos voltados para a gestão junto ao SEBRAE e a vinda da FUPAC – Faculdade Presidente Antônio Carlos, com o curso de Administração, tem trabalhado muito para mudar este panorama, porém deve-se levar em consideração que quaisquer processos educacionais devem ser plantados e algumas vezes, demoram a ser colhidos. É preciso paciência, mas acima de tudo persistência para que os mesmos se desenvolvam.

Em FINANÇAS, o índice de 71,97 %, acima do exigido de 60 %, demonstrou uma omissão percebida pelos alunos por parte dos empresários ou gestores que responderam a pesquisa. Constata-se que as respostas foram colocadas em ótimo e muito bom, tendo em vista as dificuldades em se transparecer com relação ao setor financeiro.

Na verdade, são poucas as empresas que possuem fluxos de caixa ou mesmo programas que auxiliam a realizar planejamentos de curtos, médios e longos prazos, porém tem grande preocupação com o capital de giro.  Poucos empresários já ouviram falar em planejamento estratégico.

Existe uma grande dificuldade contábil / financeira, principalmente no levantamento e no controle de seus custos fixos e variáveis e os profissionais contábeis sentem grandes dificuldades em orientá-los justamente pela falta de controle interno e não conseguir repassar corretamente para os responsáveis e um outro grave problema é o empreendedor confundir o princípio da entidade contábil, ou seja, faz retiradas de sua empresa não como pró labore e sim pensando ser uma continuidade de sua casa. Assim, fica complicado fazer uma verdadeira análise de balanços e demonstrações financeiras.

Entretanto, os mesmos responderam estar satisfeitos com os resultados financeiros de seus negócios e também consideram que seus clientes também estejam satisfeitos com seus produtos ou serviços oferecidos.

Outro detalhe percebido é o mal uso de empréstimos bancários ou mesmo de cheque especial, até porque não possuem um fluxo de caixa organizado, não percebendo, portanto, que pagam juros altíssimos junto aos bancos comprometendo a saúde financeira da empresa.

Quanto ao setor MERCADO / MARKETING, percebe-se que o empresariado conhece bem o perfil e a necessidade de seus clientes, assim como consideram seus produtos como de alta qualidade e com grande poder de competitividade. Assim possuem grande fidelização de seus clientes, pois consideram as condições de pagamento como ótimas e boas, portanto bem pontuadas.

Os itens 9, como estão os resultados das propagandas realizadas; item 10, como está a organização do seu ponto de vendas; e o item 11, como está a localização do seu ponto de vendas, mais da metade dos entrevistados classificaram como ruim ou não existe.    Analisando melhor, muitos não possuem pontos de vendas e passam seus produtos diretamente aos clientes e muitas vezes o mesmo está mal localizado e também falta investimento em propagandas, muitas vezes achando desnecessário ou dispendioso. 

CONCLUSÃO

Este trabalho de pesquisa demonstrou muito interesse e comprometimento por parte dos alunos do 2º período de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos, afinal, cumpriu-se a meta de se entrevistar 60 empresários ou gestores do setor de confecção. Percebeu-se empolgação e até certa ansiedade na finalização dos dados.

Os alunos sentem a importância em buscar capacitação e vários deles trabalham no setor de vestuário, tendo, inclusive conhecimento prático dos setores pesquisados, percebendo a necessidade de trabalhar e provocar mudanças atuais e principalmente como futuros gestores, pois também exercem liderança nas empresas.

O acompanhamento dos professores envolvidos no trabalho foi bem tranqüilo, afinal, foi planejado e com o cumprimento do cronograma, bastando ser bem monitorado e acima de tudo trabalhado o lado motivacional dos alunos.

O trabalho teve grande apoio da direção da Faculdade, que também monitorava de forma democrática as ações do corpo docente responsável pelas ações deste projeto.

Os empresários que quiserem conhecer pessoalmente os percentuais de suas empresas poderão procurar a Agência de Desenvolvimento para conferir os dados e criar mudanças administrativas para o desenvolvimento de seus negócios.         


TÉCNICO REALIZA PALESTRAS EM TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA POLIVALENTE E OSWALDO CRUZ

 

O Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou no dia 05 de maio, sábado, na Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça – Polivalente, e no dia 26, na Escola Oswaldo Cruz, importantes palestras para os professores destes educandários, dentro do Módulo II através de treinamento exigido pela Secretaria Estadual de Educação. 

O tema da palestra foi COOPERAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA. No Polivalente, inicialmente, o palestrante agradeceu muito o convite do diretor Cássio Fernando Cunha Alves e da Supervisora Queila Crescêncio Soares da Silva, se sentindo realizado em trabalhar para o desenvolvimento de uma escola na qual estudou e relembrou vários professores responsáveis pela sua formação. Em seguida, colocou aos 29 participantes o desenho animado, O PROBLEMA NÃO É MEU, que foca na dificuldade em cooperarmos no nosso dia a dia, principalmente em reconhecermos que somos uma equipe de trabalho.

 A seguir, colocou-se em slides, várias reflexões sobre as necessidades da cooperação, a busca do sucesso, a garantia da qualidade de nosso trabalho enquanto colaborador da educação, a busca da excelência, os nossos comportamentos que atrapalham o desenvolvimento de um trabalho realmente eficaz, principalmente com relação ao comprometimento, o reconhecimento de nossas limitações, a liderança através do poder e da autoridade e acima de tudo como tarefa de educar, enfim, reflexões de como se encontra nossa cooperação.

Finalizando, os participantes assistiram ao filme O ENTERRO DAS DESCULPAS, que aborda comportamentos desastrosos que não devem acontecer dentro de uma instituição de ensino e a reversão de podermos conseguir competitividade e trabalharmos melhor através da cooperação. 

Na Escola Oswaldo Cruz, com a presença de 24 professores, repetiu-se a palestra e ainda acrescentou-se uma dinâmica voltada para o desenvolvimento de equipe. Também gostaríamos de agradecer a diretora Eliana Souza Lima e professoras pela receptividade e interesse em buscar desenvolvimento através de mudanças comportamentais no dia a dia da educação.

A Agência de Desenvolvimento não pára em suas ações e mais uma vez percebemos que a cooperação está nos pequenos detalhes.


SEMINÁRIO EMPRETEC EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

  

Agência de Desenvolvimento está recebendo as inscrições para o Seminário (workshop) EMPRETEC, que acontecerá nos dias 21 a 26 de agosto. É uma oportunidade única para empresários e empreendedores aprimorarem suas características do comportamento empreendedor como planejamento, iniciativa, busca de oportunidades, estabelecimento de metas, persuasão e rede de contatos, correr riscos calculados, persistência, autonomia e autoconfiança. 

Mais uma vez a Agência de Desenvolvimento vem semear o empreendedorismo no município e na região, sempre na grande parceria com o SEBRAE.

 


CURSO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Aconteceu nos dias 07 a 10 de maio, mais um curso do Sebrae, contando com presença de 32 participantes. A instrutora e consultora Carmen Pereira conduziu com desenvoltura este curso, que contou com a participação de empresários, funcionários da Prefeitura, representantes dos ProJovem, do Conselho Tutelar, encarregados de confecções e estudantes.

Nos dias 08 a 10 aconteceram quatro consultorias em recursos humanos.


CURSO ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO
 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE promoveu com grande sucesso mais um importante curso em São João Nepomuceno: ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. O mesmo contou com a presença de 30 participantes, sendo muito bem ministrado pelo instrutor e consultor do SEBRAE, GILSON RODRIGUES.
        
Participaram empresários e colaboradores das empresas: Farmácia Singulares, Drogaria Ferraz e Vasconcelos, Competição Móveis, Vídeo Cidade,  Vanea Trezza, Proforme Confecções, Sporch e Silva, Cooperativa Agropecuária, Zoropa Confecções, Tromp Confecções, Tempos Modernos Fotografias, Pizzaria Pantanal de Rio Novo, Arte Studio Desing Gráfico, Loja Basic Hering, Comemorando Festas,  Matrix Finanças  e Digor Confecções.

        
O curso procurou trazer os seguintes benefícios aos participantes:

·         Planejamento adequado dos elementos que compõem a estrutura gerencial de resultados, avaliando a projeção do fluxo de caixa;

·         Conhecimento dos fatores internos e externos que influenciam no planejamento financeiro;

·         Definição de metas com base nos resultados gerenciais;

·         Cálculo e estudo dos indicadores de desempenho do seu negócio a fim de se avaliar a saúde financeira desse negócio e se conhecer as possibilidades de sucesso do seu investimento.


O encerramento do curso emocionou muitos participantes que agradeceram o empenho da Agência de Desenvolvimento em buscar parcerias para a capacitação para o município e região, pois o curso contou com pessoas de Rio Novo e Descoberto e também elogiaram o desempenho do instrutor Gilson Rodrigues pela competência na condução de mais um curso de grande importância para o desenvolvimento das empresas.

 


 

PALESTRAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM

 



O Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou nos dias 9 e 11 de abril, três palestras e treinamentos aos alunos do Programa PROJOVEM de São João Nepomuceno, com tema voltado para a elaboração de projetos sociais.

Para se elaborar projetos, inicialmente devemos aprender a planejar para conduzir com desenvoltura aquilo que desejamos que aconteça no futuro. Assim, foi importante colocar para os alunos uma dinâmica voltada para o planejamento.

O técnico também falou da importância do Programa Projovem para que os mesmos participem com dedicação podendo assim ser melhor inseridos no mercado de trabalho local.
Parabenizamos o trabalho da Elizabeth Itaborahy, Júlio Matos, Flávio Valente, a coordenação da Silvana Antunes e da Luzia Célia Amorim Vitói.

 


 

AGÊNCIA TEM NOVO OFFICE BOY

 


A Agência de Desenvolvimento em parceria com o Programa PROJOVEM tem novo Office Boy, o jovem Humberto dos Santos Souza que substitui Lucas Weitzel de Freitas que trabalhou com grande desenvoltura durante dois anos por nossa associação, sendo muito responsável e competente em suas funções.

É importante ressaltar que todos os jovens que trabalharam conosco saíram capacitados para o mercado de trabalho, sendo absorvidos em seguida por empresas e escritórios locais, pois são capacitados com bolsas nos cursos e treinamentos coordenados pela Agência, além de acompanhamento diário.

Desejamos que o Lucas seja um grande profissional e temos certeza que o Humberto também exercerá suas funções com grande eficiência.

 


 

TÉCNICO REALIZA PALESTRA NA S.R.E

 



O Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou no dia 10 de abril, na Superintendência Regional de Ensino, no Edifício Alber Ganini, em Juiz de Fora, palestra para os analistas e inspetores de educação deste órgão.

O tema da palestra foi COOPERAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA. Inicialmente, o professor colocou aos 50 participantes presentes o desenho animado, O PROBLEMA NÃO É MEU, que foca na dificuldade em cooperarmos no nosso dia a dia, principalmente em reconhecermos que somos uma equipe de trabalho.

A seguir, colocou-se em slides, várias reflexões sobre as necessidades da cooperação, a busca do sucesso, a garantia da qualidade de nosso trabalho enquanto colaborador da educação, a busca da excelência, os nossos comportamentos que atrapalham o desenvolvimento de um trabalho realmente eficaz, o reconhecimento de nossas limitações, a liderança através do poder e da autoridade e acima de tudo como tarefa de educar, enfim, reflexões de como se encontra nossa cooperação.

Finalizando, os participantes assistiram ao filme O ENTERRO DAS DESCULPAS, que aborda comportamentos desastrosos que não devem acontecer dentro de uma instituição de ensino e a reversão de podemos conseguir competitividade e trabalharmos melhor através da cooperação.

Agradecemos a ótima recepção prestada por esta instituição de ensino ao nosso técnico.


 


 

TÉCNICO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

Em audiência pública realizada no dia 10 de abril, promovida pelo vereador Rodrigo Barbosa, abordando o tema A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CARNAVAL, o técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello participou como debatedor convidado, apresentando dados técnicos em pesquisa junto a turistas, realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro, sábado e domingo de carnaval.

É importante ressaltar que a pesquisa foi uma iniciativa dos representantes do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo em reunião realizada em janeiro, inclusive constando em ata e incentivada pela Agência de Desenvolvimento, pelo Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e pela Prefeitura Municipal.

A pesquisa contou com a parceria dos alunos do PROGRAMA PROJOVEM que entrevistaram 241 turistas, sendo digitada na Agência de Desenvolvimento e está sendo formatada através de gráficos pelo presidente do COMTUR, Leonardo Ribeiro. Quando estiver totalmente pronta, ela será divulgada aos interessados e inclusive será colocada neste site.

O técnico em seu depoimento relatou a importância de nosso carnaval na geração de emprego e renda através do turismo. “Quando acaba este evento, as pessoas que trabalharam durante o carnaval aplicam o que arrecadou em nosso município através de compras de roupas em nossas lojas, materiais de construção, produtos de informática, eletrodomésticos, móveis, ou mesmo pagando suas dívidas. É dinheiro de fora injetado em nosso município e consequentemente melhora a economia local”, relatou o técnico.

Também colocou sugestões para melhorias na estrutura do carnaval, principalmente quanto ao desfile das escolas de samba e investimento em segurança. O depoimento na íntegra está no site www.sjonline.com.br.    

Infelizmente não se pode agradar a todos, pois tivemos pessoas que nos abordaram após a audiência e gostaria que a pesquisa fosse realizada junto aos moradores da cidade e não com o turista. A pergunta é se realmente estão satisfeitos com o carnaval em São João. Respondemos que não é um trabalho nosso e sim, talvez de uma rádio, um site ou mesmo da associação comercial entre seus associados. Afirmamos que por sermos técnicos, trabalharmos o desenvolvimento do turismo local, simplesmente temos que repassar dados técnicos que efetivamente foram coletados na pesquisa.


 

PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS DA ADSJNR PARA 2012:

 

DATAS

CURSOS

INSTRUTORES

MARÇO

05 a 08

DESENVOLVIMENTO DE EQUPES (já realizado)

CARMEN PEREIRA

ABRIL

16 a 19

ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Obs: 6 CONSULTORIAS EMPRESARIAIS DURANTE OS DIAS DE CURSO PARA EMPRESAS

GILSON RODRIGUES

MAIO

07 a 10

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES (A CONFIRMAR)

CARMEN PEREIRA

JUNHO

11 a 14

TÉCNICA DE VENDAS

obs: 6 CONSULTORIAS EMPRESARIAIS DURANTE OS DIAS DE CURSO

JOSÉ TARCÍSIO FAGUNDES

JULHO

CURSO DE ORATÓRIA E CURSO DE LIDERANÇA

(A CONFIRMAR AS DATAS)

 

AGOSTO

06 a 10

21 a 26

ENTREVISTAS PARA O EMPRETEC

SEMINÁRIO EMPRETEC

DIVERSOS

SETEMBRO

18 a 20

II SEMANA DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

(palestras, consultorias e oficinas e clínicas tecnológicas)

DIVERSOS

 

 

OUTUBRO

A CONFIRMAR

SABER EMPREENDER

 

A CONFIRMAR

  

Gostaríamos que não deixassem para se inscrever de última hora, pois os cursos são com 30 vagas somente. O exemplo foi este último curso Desenvolvimento de Equipes que fechou a turma no dia 28 de fevereiro e 22 pessoas estão cadastradas para o próximo que deverá acontecer em maio próximo. As demandas estão grandes e as confirmações das vagas somente serão confirmadas com o preenchimento das fichas de inscrição e com o pagamento antecipado. Os parceiros da Agência terão prioridades nas consultorias e pagamentos em boletas.

Os interessados no EMPRETEC deverão nos procurar para preencher o questionário e desde já, lembrar que o valor deste seminário é de R$ 1.000,00 (mil reais) que poderão ser divididos em até 5 parcelas. Os demais cursos têm valor de R$ 80,00 para parceiros e R$ 110,00 para não parceiros. Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelos telefones 3261-3922 ou 9982-9993.

Assim, nossa Agência de Desenvolvimento procura trabalhar de forma planejada e organizada para o ano de 2012 e fazendo ações que buscam desenvolver pessoas, empresas e instituições locais e regionais.

 


CURSO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
 


A Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE promoveu com grande sucesso mais um importante curso em São João Nepomuceno: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. O mesmo contou com a presença de 30 participantes, sendo muito bem liderado pela instrutora e consultora do SEBRAE, Carmen Pereira.
Participaram colaboradores das empresas: Lábios de Mel, Children, Competição Móveis, Vídeo Cidade, Prefeitura Municipal, Projeto Pró Jovem, Rede Supermais, Vanea Trezza, Proforme Confecções e Lojas Guarujá.
A demanda para o curso foi tão grande que está agendado para os dias 07 a 10 de maio a repetição deste curso novamente.

O lema do curso é: O sucesso da empresa começa pelo sucesso da equipe.
O curso teve como objetivo apresentar aos participantes as habilidades e atitudes básicas nas relações interpessoais, nos processos de comunicação eficaz e motivação, bem como no gerenciamento das emoções e conflitos nas equipes de trabalho. Ele é todo apresentado em dinâmica de grupo, voltado para o desenvolvimento de comportamentos, bem como provocar mudanças nas pessoas visando sempre o trabalho em equipe.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:


1 - Habilidades e atitudes básicas que propiciam melhores relações na vida pessoal e no trabalho – relações interpessoais

• Empatia
• Autoconhecimento
• Percepção


2 - Comunicação eficaz


• Processo de comunicação
• Comunicação verbal e não-verbal
• Feedback


3 - Ética nas organizações e desenvolvimento de equipes


• Motivação da equipe de forma ética
• Qualidade de vida como fator de motivação


4 - Formar e desenvolver equipes eficazes


• Como ocorre o relacionamento nas equipes


5 - Gerenciamento das emoções e conflitos nas equipes


• O que fazer para não "perder a cabeça" no trabalho.

BENEFÍCIOS DO CURSO:

• Aperfeiçoamento das habilidades e atitudes básicas que propiciem melhores relações na vida pessoal e no trabalho;
• Desenvolvimento de uma comunicação mais eficaz;
• Possibilidade de gerenciar as emoções para melhor se relacionar com as pessoas e administrar conflitos;
• Formação e desenvolvimento de equipes eficazes;
• Possibilidade de relacionar-se e motivar a equipe de forma ética, com atenção à qualidade de vida como um dos fatores motivacionais.
 


 

PALESTRAS NAS ESCOLAS I
 

 

Na primeira semana de fevereiro, o técnico da ADSJNR, Geraldo Rabello, realizou importante palestra na Escola Municipal Dr. Péricles Vieira de Mendonça, para os professores e colaboradores daquele educandário.


A palestra teve como tema: Cooperação – Uma Cultura Revolucionária, sendo inicialmente apresentados dois vídeos: O PROBLEMA NÃO É MEU e o ENTERRO DAS DESCULPAS. A palestra focou na importância da cooperação na educação para que uma instituição escolar adquira competitividade e credibilidade junto à comunidade, o porque de se desenvolver a educação, reflexões sobre vitória, triunfo, superação e sucesso, os comportamentos inadequados desenvolvidos pelos profissionais e colaboradores da educação, as dificuldades de reconhecermos nossas limitações ou fraquezas, a importância da liderança eficaz e a diferença entre poder e autoridade, o que necessitamos para sermos competentes naquilo que desempenhamos e diversas reflexões sobre como se encontra nossa cooperação em nosso cotidiano.
 

O EDUCADOR TEM A TAREFA DE INCENTIVAR AS CRIANÇAS E OS JOVENS EM SEU DESENVOLVIMENTO, DESAFIÁ-LOS PARA QUE NÃO FIQUEM ESTAGNADOS OU TOMEM A DIREÇÃO ERRADA.

Agradecemos o empenho e colaboração da diretora da escola Marcilene Girardi que não mediu esforços em preparar um ambiente agradável para o desenvolvimento da palestra.

 


 

PALESTRAS NAS ESCOLAS II

 

 

No dia 29 de fevereiro, às 18:30 horas, o técnico da ADSJNR, Geraldo Rabello repetiu a palestra Cooperação – Uma Cultura Revolucionária, na Escola Estadual Francisco Manuel, em Descoberto, voltada para os pais de alunos daquele educandário.

A palestra contou com a presença de 45 pais de alunos e focou na importância dos pais em acompanhar o desenvolvimento de seus filhos em parceria com os professores, o que envolve um grande trabalho de cooperação mútua.  

Agradecemos o apoio da sempre empreendedora diretora Ângela Maria Botarro Ferraz Silva, que agendou outra palestra para o final de março, agora envolvendo os alunos da escola.

Assim, a Agência de Desenvolvimento procura induzir e semear o desenvolvimento regionalmente, sempre buscando uma rede de contatos maior, além de cada vez mais parceiros.

 


 

Projeto Escadaria, em Belo Horizonte

 

A Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas se fizeram presentes, no dia 11 de dezembro, participando com suas cidades, do Projeto Escadaria, que acontece aos domingos, de 8 às 14 h, nas escadarias da Prefeitura de Belo Horizonte.

Lançado em dezembro de 2009, o Projeto Escadaria é uma iniciativa da BELOTUR em parceria com a Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (FECITUR) e apoio da COPASA. O projeto faz parte do conjunto de ações que envolvem o incremento do fluxo turístico interno do Estado, juntamente com o projeto do Ministério do Turismo para a descentralização do turismo.

O intercâmbio entre circuitos turísticos deve estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e fortalecer a política de regionalização do turismo em Minas Gerais. Outra expectativa do Projeto Escadaria visa ao aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista numa determinada região, através da integração de vários roteiros.

O local escolhido para a mostra integra a área da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, permitindo que seus cerca de 80 mil visitantes, entre moradores e turistas, conheçam mais das riquezas de nosso Estado.

O Circuito Caminhos Verdes de Minas foi o último circuito mineiro a participar deste projeto, levando a apresentação da Folia de Reis “Estrela da Guia” da cidade de Piau e do cantor sanjoanense, Wendel Barroso, que aproveitou a oportunidade para vender seus cd’s e mostrar seu trabalho artístico em parceria com Emerson Nogueira.

No artesanato, a ARTECA - Associação de Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros, de São João Nepomuceno, a AFAGO – Associação de Artesãos e Agricultores Familiares de Goianá, a Associação Inovando Artes de Rio Novo, a Associação de Artesãos de Piau e as bonecas peitudas e brinquedos artesanais da Maria Lila de São João Nepomuceno, representaram muito bem nosso Circuito.

As cachaças Taruana e Araci de São João Nepomuceno e a Renascer de Rio Novo, além dos doces caseiros voltaram com as caixas totalmente vazias.

Outro grande destaque ficou por conta das amostras do Salão do Estandarte da cidade de Guarani que ajudou a enaltecer o sucesso do evento.

O Circuito também confeccionou 5.000 folders para a participação no Projeto Escadaria e agradecemos as prefeituras de São João Nepomuceno e Piau que cederam transporte até Rio Novo e Goianá para seguirmos todos juntos para Belo Horizonte, concluindo este trabalho coletivo.

Portanto, o Projeto Escadaria serviu de grande experiência a todos os participantes que saíram satisfeitos em ter divulgado nosso turismo em Belo Horizonte e para todo o Estado. É mais um trabalho de desenvolvimento regional.

 


23º Salão de Artesanato

 

 

São João Nepomuceno se fez presente no 22º Salão Internacional de Artesanato, no Expominas em Belo Horizonte, nos dias 23 a 26 de novembro, através da ARTECA – Associação de Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros, que alugou um estande neste que é um dos maiores eventos de artesanato da América Latina.

Como não tivemos um ônibus neste ano, as cidades de São João Nepomuceno e Rio Novo, representaram o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas com duas vans que saíram de suas respectivas cidades.

O evento, neste ano, homenageou o Rio São Francisco e também a figura do santo italiano.

Percebeu-se nos rostos das artesãs, a satisfação em participar do evento com seus produtos e acima de tudo, divulgar a cidade, tanto é que já reservaram um estande ainda maior para 2012, pois o deste ano ficou até pequeno.

Parabenizamos a ARTECA, que tem se esforçado muito em manter a associação e também a todos que contribuíram para mais esta ação de desenvolvimento.

 

 



Palestra para a empresa parceira Taquion Metais

 

 

O Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou importante palestra para a empresa parceira Taquion Metais, no dia 26 de novembro, sábado, com o tema “COMPROMETIMENTO PARA FIDELIZAR SEUS CLIENTES”, para os gerentes e supervisores.

Focou-se no conhecimento de mercado atual, o que os colaboradores podem fazer para melhorar a imagem perante os clientes, mudança comportamental, quebra de paradigmas, comprometimento com o cliente e o que fazer para ser mais competitivo no mercado.

Após, foi servido um delicioso almoço aos participantes.

 


 

1ª Semana de Negócios e Oportunidades de São João Nepomuceno

O SEBRAE, a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região, a Associação Comercial e Empresarial, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de São João Nepomuceno, com o amplo apoio pessoal e financeiro da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Fundação Presidente Antônio Carlos, o Banco Do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob Coopemata, a Unimed, o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e o Lar Ambrosina de Matos agradecem a presença de todos na 1ª Semana De Negócios E Oportunidades de São João Nepomuceno.

Este evento ofereceu palestras, oficinas de trabalho e clínicas tecnológicas, com o intuito de capacitar empresários, acadêmicos e empreendedores da cidade e da região.

Agradecemos a todos os parceiros e participantes envolvidos na 1ª Semana de Negócios e Oportunidades de São João Nepomuceno e relatamos dados do evento:

 DIA 10/10 – Segunda-feira:

- Palestra Magna com William Caldas - 374 pessoas inscritas - 335 participantes

- Oficinas de Trabalho:

 

DIA 11/10 – Terça-feira:

- Palestra de Encerramento: Marcelo Rother - 176 participantes

- Clínicas Tecnológidas:

 

Alimentos não perecíveis arrecadados para o Lar Ambrosina de Matos – cerca de 300 kg (Palestra, Oficinas e Clínicas Tecnológicas) 

Mais uma vez, agradecemos a todos que colaboraram para que o evento acontecesse, principalmente com a responsabilidade social. 

Também agradecemos os inúmeros e-mails felicitando as entidades responsáveis pelo trabalho incansável de mobilização e sensibilização junto à comunidades e aos setores responsáveis pelo desenvolvimento local.

Mais uma vez, percebemos que sucesso tem que suar para se conseguir e não acontece com imediatismo. Tem que ser plantado.


 

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PARTICIPA DO FOMENTA MINAS EM JUIZ DE FORA

No dia 23 e 24 de agosto, a Agência de Desenvolvimento realizou importante missão com dois ônibus, com a participação dos alunos e professores da UNIPAC, empresários, colaboradores, gestores públicos e representantes do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas ao Expominas, em Juiz de Fora, do 3º FOMENTA MINAS, promovido pelo SEBRAE-MG.        

No dia 23, aconteceu um grande PAINEL TEMÁTICO “OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS GERADAS PELOS EVENTOS ESPORTIVOS E POLÍTICAS PÚBLICAS” com os convidados: LUIS ROBERTO DE MÚCIO, Narrador e apresentador de Esportes da Rede Globo, CARLOS ALBERTO JÚLIO, vice-presidente do Conselho de Administração e autor de Best-sellers e JOSÉ CARLOS BRUNORO, presidente da Sports Strategy e diretor de futebol do Grupo Pão de Açúcar.        

Esta é mais uma grande iniciativa do SEBRAE em mobilizar e sensibilizar empresários, acadêmicos e gestores públicos sobre o quanto devemos nos preparar para os grandes eventos da década que acontecerão no país e as grandes oportunidades de negócios que poderão alavancar a economia brasileira. Teremos a visita do papa em 2012, Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014, Copa América em 2015, Olimpíadas em 2016, Jogos Universitários em 2017 e outros. 

O palestrante Carlos Alberto Júlio começou falando da importância que os administradores e gestores têm em tomar decisões e quando você não toma, o concorrente poderá sair na frente e também da importância de estarmos preparados para mudanças.        

Sempre ouvimos falar que o Brasil é o “gigante adormecido”, temos o grande “complexo de vira-latas” e ainda somos o país do jeitinho. Na verdade, passamos por grandes processos de mudanças, com estabilidade econômica, porém com tudo para se fazer gravíssimos problemas de educação, saúde e de infraestrutura como aeroportos, estradas, telefonia e para atingirmos prosperidade teremos que trabalhar muito e com prazos.        

Para um novo tempo se exige novas estratégias, novos conhecimentos, sustentabilidade, qualidade e lembrar que o cliente é você ao contrário. Os processos na construção civil, hotelaria, restaurantes terão que ser acelerados e temos que ter um olhar otimista sobre o novo e não colocarmos resistência às mudanças. Para tanto ele relatou a importância da empregabilidade e da empresabilidade, novos conceitos na vida do administrador.

 

        

José Carlos Brunoro relatou os desafios, as oportunidades e o legado que esta década poderá trazer ao país. Ele demonstrou os novos conceitos de marketing e gestão e o porquê de se investir no esporte.        

As mudanças ficam nítidas, pois ontem era Marketing e hoje é passa a ser CONECÇÃO. Ele exemplificou o caso do Banco do Brasil e seu investimento no vôlei, pois conquistou uma clientela maior da juventude. Outros exemplos citados foram do Leite Moça e da Nestlé.        

A movimentação da economia trará grandes oportunidades, porém a luta para se ter qualidade será feroz, pois exigirá muito das pessoas, como por exemplo, cada cidade sede precisará construir no mínimo 10 hotéis novos, motoristas de taxi falando inglês e espanhol, novos aeroportos, eliminar filas, 30 mil soldados, melhorar o saneamento básico em 40%, capacitar 2.000 novos gestores e melhorar e muito o nosso atendimento ao turista.  O mais importante de tudo isso, é o legado que ficará chamado conhecimento e que ninguém nos tira.        

No dia 24, também assistimos á importantes palestras como: Oportunidades de Negócios rumo a 2014, A Experiência da África do Sul – Erros e Acertos, As Oportunidades em Turismo, Estratégias de Sucesso das Empresas e Como Conquistar Clientes e ter Excelência na Prestação de Serviços.        

O evento teve a presença de 42 alunos da UNIPAC, contando com a orientação dos professores Geraldo Rabello e Ivan Amorim, com o apoio da direção e coordenação da instituição e também esteve presente na missão, o vice-prefeito municipal, José Maria Ribeiro Sampaio. 

Nossos agradecimentos ao técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, pela cessão dos ônibus, à direção e coordenação da UNIPAC de São João Nepomuceno e ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, parceiros nesta ação, que nos coloca na vanguarda do desenvolvimento local e regional, mostrando que os resultados aparecem quando se trabalha em parceria e acima de tudo acreditar que o futuro somos nós que devemos construí-lo.    

 


 

AGÊNCIA PARTICIPA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PÓLO DO VESTUÁRIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

 



A Agência de Desenvolvimento através de sua diretoria formada por Silvana Carpanez e Valdir Ladeira Girardi, além do Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabello (foto), participaram nos dias 25 e 26 de julho, no salão de convenções do SESI / SENAI Robson Braga de Andrade, do Planejamento Estratégico do Pólo de Vestuário, sob a coordenação do SEBRAE em parceria com o SINDIVEST.

O Planejamento Estratégico é um processo essencial que traça as diretrizes para a definição de planos de ação que resultarão em vantagens competitivas e sustentabilidade de longo prazo para o setor de confecções de nosso município e região. Ele identifica recursos potenciais, alinha competências, reconhece forças e fraquezas, e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem executadas para assegurar o alcance de resultados planejados. Mas, somente atinge sua eficácia máxima quando aceito, entendido e realizado na prática por todos os envolvidos, em um mutirão permanente e orquestrado.

 



CURSO DE ORATÓRIA

 

 

Nos dias 18 e 19 de julho aconteceu com sucesso a formação de mais uma turma no curso de ORATÓRIA, com o competente professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Roberto Figueira Leal, que possui mestrado e doutorado em ciência política.

O curso teve a participação de 30 formandos, dentre empresários, vereadores, futuros candidatos a vereadores, professores e alunos universitários que têm procurado se aprimorar para melhorar seus desempenhos na apresentação de trabalhos e monografias.

Os participantes perceberam a importância de se expressar melhor em público, eliminar aquele frio na barriga para se comunicar ou mesmo participar de reuniões, perceberem diversos vícios, como por exemplo: “ta”, “né”, “ai”, “então”, o uso adequado do espaço físico, o movimento corporal, etc.. Portanto, precisamos treinar muito e buscarmos sempre mais e mais conhecimentos.

 


 

CURSO FORMAÇÃO DE PREÇOS E CONSULTORIA EM FINANÇAS

 

 

Nos dias 11 a 14 de julho foi realizado mais um curso com padrão SEBRAE de qualidade, através do instrutor e consultor Gilson Rodrigues, contando com a presença de 30 participantes.

Este curso apresentou os elementos essenciais para a formação de preço: custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis, métodos de formação do preço, definição do preço de venda.

 

BENEFÍCIOS  DO CURSO:

 

•        Quantificação e controle adequado de cada componente da formação do preço de venda para obter melhores condições para alcançar níveis de eficiência compatíveis com o estágio de desenvolvimento de seu negócio;

•        Adoção de critérios técnicos em seus modelos de precificação, tornando seu negócio mais competitivo;

•        Fixação de preços compatíveis com as exigências do mercado e, ao mesmo tempo, a obtenção de lucros, garantindo a sobrevivência do seu negócio.

 

Nos dias 12 a 14 de julho foram realizadas seis CONSULTORIAS EM FINANÇAS com as empresas com as empresas: Taquion Metais, Vanea Trezza, Philosofic, Ponto a Ponto Aviamentos e Andrade Facções.

Esta foi mais uma ação de desenvolvimento em parceria com o SEBRAE com total sucesso.

 


 

 CURSO BOAS PRÁTICAS NA FABRICAÇÃO E ROTULAGEM DE ALIMENTOS
 

 


 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, EMATER, Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e o COMTUR realizou, no dia 26 de julho, na sede do Sindicato Rural, o curso BOAS PRÁTICAS NA FABRICAÇÃO E ROTULAGEM DE ALIMENTOS, contando com a 15 participantes.

Este curso também está sendo realizado nas cidades de Rio Novo, Goianá, Descoberto, Guarani e Piau, cidades que pertencem ao Circuito Caminhos Verdes de Minas. A instrutora Cristiane de Castro Sant’ Anna, extensionista de bem-estar social da EMATER em Rio Novo, fez com que o curso se tornasse um sucesso através de sua metodologia e didática.
 

Os principais objetivos do curso foram:

- Proporcionar esclarecimentos sobre a manipulação de alimentos de acordo com a legislação vigente da ANVISA;

- Zelar pela qualidade do produto ofertado ao consumidor;

- Amenizar e/ou eliminar falta de higienização na área de trabalho (processamento);

- Promover a melhora da qualidade dos serviços prestados aos turistas.
 

Como pontos positivos no curso, destacamos o conhecimento de uma tabela nutricional, além das melhores maneiras de se armazenar e conservar os alimentos.   

Nossos agradecimentos a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno pelo fornecimento do lanche e pela impressão das apostilas, através do presidente do COMTUR, Leonardo Araújo Ribeiro, principalmente pela disposição em fazer com que as coisas aconteçam naturalmente e para isso basta ter atitude. Também agradecemos o empenho da Gestora do Circuito Caminhos Verdes, Luciene Ribeiro Braga, que participou da operacionalização do curso com grande eficiência e eficácia.

Esta é mais uma ação para desenvolvimento do turismo em nossa cidade e região em forma de capacitação de pessoal.

 


 

CURSO ATENDIMENTO AO CLIENTE E CONSULTORIA EM VENDAS

 

 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE realizou nos dias 04 a 07 de julho o curso ATENDIMENTO AO CLIENTE, um curso presencial que utiliza atividades dinâmicas e interativas (estudos de casos, troca de idéias e experiências entre os participantes) para discutir as questões do atendimento e do desenvolvimento da empresa através da satisfação do cliente.
 

O curso traz como benefícios: proporcionar a reflexão sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua própria empresa que gerem resultados positivos através da satisfação do cliente, além de explorar as múltiplas possibilidades de gerar maior satisfação do cliente através da agregação de valor, reforçando a postura competitiva de sua própria empresa.

Jaqueline Lima foi a instrutora e consultora do curso que contou com 23 participantes, entre empresários e colaboradores de algumas empresas de São João Nepomuceno.

Nos dias 05 a 07, foram realizadas seis CONSULTORIAS EM VENDAS com as empresas: Vitrine da Moda, Açougue São João, Padaria Bragança, Basic Dzarm, UNIPAC e Ponto a Ponto Aviamentos.
 

Nossos agradecimentos ao SEBRAE, ao Sindicato Rural e ao empenho dos participantes.

 


 

TÉCNICO DA AGÊNCIA REALIZA PALESTRA NO ENCERRAMENTO DE TREINAMENTO DO PROGER

 

 

O técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, proferiu no dia 11 de julho, na sede da Sociedade São Vicente de Paula, a palestra EMPREGABILIDADE, para os formandos dos cursos realizados através do PROGER – Programa de Geração de Emprego e Renda, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.

O PROGER é um programa ligado ao bolsa família e contou com a participação de 40 formandos em manicure, corte de cabelo, depilação e prendas domésticas.
 

O palestrante focou muito no lado motivacional para a busca constante da capacitação para se trabalhar melhor e atender às exigências do mercado de trabalho.
 

Esta foi mais uma parceria da Agência de Desenvolvimento com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em especial atenção, ao trabalho de equipe realizado pela Secretária Luzia Célia Amorim Vitoi, psicólogas Silvana Antunes, Mara Lucia Saltarelli, e assistentes sociais Renata Badaró e Suzana Pereira Correa.

 


 

SEMINÁRIO AMBIENTAL FAZENDA FORTALEZA DE SANT’ANNA.

 

 

 

A Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, Geraldo Rabello e presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, juntamente com a vice-presidente, Maria Virgínia Ferraz e a gestora do Circuito, Luciene Ribeiro Bragado Seminário Ambiental sobre o projeto Fazenda Fortaleza de Sant’Anna – Caminhos para a Conservação, no dia 29 de julho, na Escola Municipal de Goianá, sendo as primeiras ações para se iniciar tal projeto.
 

Foi apresentado pela ONG PREA, como será feito um diagnóstico por especialistas desta organização, como por exemplo, valor histórico, catalogação de fauna e flora, potencialidades turísticas, interação com a comunidade e agora, principalmente com o MST – Movimento Sem Terra, que recentemente invadiu esta valorosa propriedade em nossa região.

Também vimos uma excelente apresentação sobre os trabalhos empreendedores de turismo desenvolvidos em Ibitipoca, que poderiam tranquilamente ser copiados e acolhidos para alavancar o desenvolvimento regional, criando um produto turístico de geração de emprego e renda na Fazenda.
 

Esperamos que os trabalhos possam ser realizados, os problemas solucionados e que tragam bons frutos, principalmente em turismo para nossa região futuramente, ainda mais agora que o Aeroporto Regional estará começando a funcionar.

 


 

Fórum de Desenvolvimento Regional em Itamarati de Minas

 

 

No dia 03 de junho, foi realizado na cidade de Itamarati de Minas um importante Fórum de Desenvolvimento Regional, promovido pela Votorantim Metais. É uma das ações do Programa Ecos da Mata, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável em sua área de influência.

O Programa Ecos da Mata é fruto de um diagnóstico socioeconômico realizado no ano de 2010 nas cidades da Zona da Mata mineira, situadas próximas às unidades de operação da Votorantim. 

O panorama geral dos municípios identificou atividades expressivas como, por exemplo, a indústria do vestuário, a produção rural e o grande potencial para o desenvolvimento da atividade turística, por meio dos patrimônios culturais e naturais. Em contrapartida levantou pontos críticos como a existência do êxodo rural por jovens, poucas atividades de lazer e cultura que promovam integração da sociedade, além da necessidade de engajamento e participação da população frente às questões de interesse público. 

Assim, foram estabelecidas frentes de trabalho de curto e longo prazo e priorizadas quatro delas no decorrer do ano de 2011: Capacitação de Gestores Públicos; Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes; Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável e Turismo Rural e Ecológico Comunitário. 

Os municípios envolvidos são Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Mirai, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. 

Embora São João Nepomuceno não tenha sido contemplado no Programa Ecos da Mata, o técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, os representantes dos jornais Voz de São João e O Sul da Mata, João Carlos Santana e Adilson Cunha Honoré, respectivamente, participaram do Fórum em Itamarati de Minas. 

Inicialmente, Lilian Santana, representante da Votorantim fez a abertura mostrando o Programa Ecos da Mata e a seguir assistimos a uma importante palestra do Diretor Presidente da ADERES – Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo e Secretário de Desenvolvimento de Cariacica, Sr. Pedro Rigo, que simplesmente relatou o sucesso de desenvolvimento da cidade de Cariacica nos últimos cinco anos. 

Este município que em 2005 foi considerado um dos mais violentos do país, elaborou em 2006 um plano de governo voltado para o desenvolvimento local destacando os seguintes tópicos, envolvendo os três setores da sociedade: 

       Vocação Regional e Local

        Traços Culturais

        Potencialidades Econômicas

        Arranjos Produtivos

        Agregação de Valor

        Mobilização da Sociedade

        Mobilização de Gestores Públicos

        Cooperação Intermunicipal

        Agentes de Desenvolvimento

 

O cenário de Cariacica em 2005 era o seguinte:

 

- Isolamento da cidade, ausência de investimento e falta de infraestrutura;

- Instabilidade política por mais de 30 anos;

- Ausência de planejamento, projetos, estudos ou dados técnicos;

- Menor receita per capta do Estado;

- Poder público sem diálogo com a sociedade civil e empresarial;

- Poder público sem credibilidade;

 

Ele relatou a importância de se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da seguinte forma:

       Estimular e apoiar a agricultura familiar

        Estimular a agroindústria local e o agroturismo

        Capacitar os pequenos negócios, estimulando o ambiente competitivo

        Oportunizar geração de renda através de instrumentos aglutinadores como as cooperativas de produção e os grupos de cooperação solidária

        Estimular a formalização dos pequenos negócios através dos EI’s

        Incentivo à inovação e TI (Tecnologia da Informação)

        Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. 

O Sr. Pedro Rigo apresentou os primeiros passos de mudanças de Cariacica, sendo o 1º município a criar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a importância das parcerias, principalmente com o SEBRAE-ES. 

O sucesso foi tanto, inclusive demonstrado através de dados, que o prefeito local recebeu através do SEBRAE e da Gazeta Mercantil o título de PREFEITO EMPREENDEDOR DO BRASIL de 2010, apresentando os seguintes programas:

ü  Lei Geral Municipal

ü  Desburocratização na abertura de empresas

ü  Compras Governamentais

ü  Associativismo e Cooperativismo em dois APL’s (Móveis e Vestuário)

ü  Acesso ao Crédito

ü  Acesso à Justiça

ü  Apoio ao Produtor Rural através da Agricultura Familiar

ü  Educação Empreendedora 

Finalizando, relatou da importância de uma gestão pública participativa envolvendo os três setores a trabalhar em sintonia, sem vaidades. A aprovação do governo municipal é atualmente de 87%. A gestão pública é para toda a sociedade, segundo Pedro Rigo. 

Quem desejar a palestra, a possuímos na íntegra aqui em nossa Agência de Desenvolvimento. Contactamos com nossa Câmara Municipal e agendamos para agosto próximo repassá-la aos interessados.


Palestras para o desenvolvimento do Turismo Regional

 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e Prefeituras associadas iniciaram no dia 24 de maio, na cidade de Guarani, palestras de sensibilização voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, cumprindo metas estipuladas dentro do Planejamento Estratégico da associação dos municípios.

No dia 31 de maio, foi a vez de Descoberto receber a palestra. Participaram dos eventos: o prefeito de Descoberto, Luiz Fernando de Oliveira, a Vice-Prefeita de Guarani, Luciana Belotti, secretários, vereadores, donos de pousadas, bares, restaurantes, comércio, artesanato, taxistas e entidades envolvidas com o turismo. 

Gostaríamos de parabenizar ao Alex Marigo e ao Giovani Trombini, representantes das prefeituras de Guarani e Descoberto, respectivamente, na mobilização do pessoal. 

As palestras que tiveram como tema: COOPERAÇÃO PARA O TURISMO foram realizadas pelo Técnico da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região e presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes, Geraldo Rabello, que mostrou as grandes dificuldades que temos em cooperar em simples ações, em aceitar as pessoas como elas são, o como não nos colocamos no lugar do outro (empatia). 

Geraldo citou que segundo Pagnocelli e Vasconcelos, existem três tipos de pessoas:

l   AS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM;

 

l  AS QUE ASSISTEM AS COISAS ACONTECEREM;

 

l  AS QUE NEM QUEREM SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

 

Também focou o que ocorre com a maioria das pessoas envolvidas nas ações de turismo e como se comportam, registrando a importância da capacitação para realizarmos ações bem feitas e os problemas quando as mesmas são feitas sem técnica e conhecimento. Retratou-se a importância das lideranças que podem ser através do poder e da autoridade, a palavra chave dentro da cooperação que é a CONFIANÇA, o como nos agarramos a paradigmas ultrapassados, o medo do novo, os desafios e superações e quando descobrimos o que é realmente uma pessoa competente. 

Os participantes puderam perceber o quanto podem melhorar em relação ao turismo e na busca constante pelo desenvolvimento e quem faz o desenvolvimento de uma comunidade são as pessoas que nela vivem. 

Finalizando, o palestrante procurou sensibilizar a todos em reflexões de como se encontra a cooperação de cada um na sua comunidade e respondeu a diversas perguntas dos participantes voltadas para o turismo e desenvolvimento. 

 


  Agência de Desenvolvimento realiza palestra na empresa Transportes Costa Oliveira

 

A Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, Geraldo Rabello, realizou no dia 24 de maio, às 07 horas, palestra na sede da empresa Transportes Costa Oliveira, a mais nova parceira de nossa associação. 

O tema da palestra foi D’OLHO NA QUALIDADE, prática desenvolvida inicialmente no Japão e também conhecida como 5 S, tendo como objetivo, buscar melhores condições de vida no trabalho.

O palestrante também colocou um importante vídeo sobre a aplicação do D’OLHO num barco, fazendo uma verdadeira alusão a sua empresa.

 Antes da palestra, fotografaram-se diversos setores com necessidades de mudanças organizacionais e os colaboradores da empresa e empresário ficaram muito satisfeitos com a palestra e prometeram arregaçar as mangas e aplicar no dia-a-dia.

 


 

Agência de Desenvolvimento  coordena os estandes na

39ª Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno

 

 A Agência de Desenvolvimento ficou responsável pela coordenação dos estandes na 39ª Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno

Agradecemos aos participantes que demonstraram satisfação em participar, inclusive a ARTECA – Associação de Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros - veio a público nos jornais Voz de São João e O Sul da Mata fazendo agradecimento especial ao Técnico da Agência, Geraldo Rabello, pela participação com seus produtos, tendo em vista a realização de ótimos contatos e excelentes vendas. A AFAGO - Associação de Artesãos de Goianá - também expressou sua satisfação nos agradecendo pessoalmente e a Independência Motos nos comunicou que também foram realizadas boas vendas, mas acima de tudo grandes contatos. 

Gostaríamos de agradecer às entidades que nos deram a confiança para que realizássemos o trabalho com dignidade: Cooperativa Agropecuária, através de seus diretores Juvenal de Matos e Narciso Detoni Jr., Sindicato Rural e Prefeitura Municipal através de seu Secretário de Agricultura, Adauto de Mendonça e o Superintendente da Fundação Cultural, Keko Pinto.



Agência de Desenvolvimento no '
MEU 1º NEGÓCIO'

 

 

A Agência de Desenvolvimento, em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, participou nos dias 26 e 28 de abril, do MEU 1º NEGÓCIO, importante evento realizado pelo SEBRAE no Ritz Plaza Hotel em Juiz de Fora. 

Recebemos muitos elogios de alguns palestrantes em diversos momentos do evento, por conseguirmos levar dois ônibus, num total de 96 pessoas que voltaram muito satisfeitas com a participação.        

No MEU 1º NEGÓCIO aconteceram diversas palestras com temas atuais de interesse do empreendedor, oficinas de artesanato, demonstrando técnicas de produção de artesanato, consultorias de gestão em grupo (atendimento com exposição teórica e troca de experiências), orientações sobre como abrir um negócio, mostra de oportunidades de negócios, clínicas tecnológicas (atendimento técnico em grupo em diversas áreas do conhecimento). O Cine SEBRAE também foi um grande sucesso, oferecendo dicas sobre gestão de negócios a partir de cenas de filmes e outros atrativos.        

Agradecemos ao Técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, por nos proporcionar mais uma ação de desenvolvimento para a região, pela parceria e confiança na cessão de dois ônibus, à gestora do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Luciene Ribeiro Braga, que no dia 28 mobilizou dezoito pessoas de Rio Novo, ao Giovani Trombini em Descoberto por nos ajudar a divulgar o evento no site www.descobertonet.com.br e a todos que realmente se dispuseram a participar do evento e realmente buscar informações para evoluírem em seus negócios. 

 


 

Agência e Caminhos Verdes de Minas visitam Aeroporto Regional da Zona da Mata

 

 

        

O técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello e presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas juntamente com os representantes das Prefeituras associadas, estiveram presentes no dia 05 de maio no Aeroporto Regional da Zona da Mata de Goianá / Rio Novo em reunião com o representante da Multiterminais Logística Integrada e também efetivo do Comitê da Copa de 2014, Denílson Duarte.         

Ele nos relatou que o prazo de funcionamento do aeroporto, inicialmente para cargas seria para abril, mas que nos próximos 30 dias já apresentará condições de pouso e decolagem.  

O aeroporto será um dos mais modernos e seguros do Brasil, portanto, totalmente confiável, que dificilmente fecharia em quaisquer condições climáticas, possuirá excelente logística, com equipamentos de navegação aérea de primeiro mundo e atenderá uma grande demanda deficitária no país. A seção contra incêndios será uma das mais modernas do país, além de controle de rádio com equipamentos de última geração, o que dá ótima sustentabilidade junto aos órgãos governamentais. 

A documentação para funcionamento foi entregue à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, faltando apenas a retirada de 40% de um morro próximo à pista. 

Segundo Denílson, nos últimos cinco anos, 20 milhões de cargas aéreas foram transportadas no Brasil, mesmo com as maiores dificuldades de nossos aeroportos, causando uma forte demanda reprimida. Foram 110 toneladas por semana ou dois cargueiros semanais, cerca de 40.000 passageiros, sendo que 15.000 deixaram de embarcar por graves problemas nos aeroportos. 

O aeroporto de Goianá / Rio Novo possui 500 hectares e comportará aeronaves maiores com 90 a 220 passageiros, facilitando a 60.000 passageiros por ano. Uma viagem ao Rio de Janeiro levará apenas 17 minutos, proporcionando conforto e segurança. 

Várias empresas poderão operar e divulgar seus produtos no aeroporto e assim funcionará como uma indústria, que gerará diversos empregos, dada prioridade para a mão de obra regional. 

Desde agosto de 2010, havia 110 pessoas trabalhando nas obras e atualmente são 83 pessoas, sendo 68% da região. Ainda não houve o levantamento de impostos que irão para os cofres dos municípios vizinhos. 

A Muititerminais possui um banco de dados com cerca de 3.000 currículos e nesta data verificamos um treinamento ou curso de Raios-X para bagagens. 

Portanto, se gerará vários empregos, muitos se exigirão conhecimentos de idiomas, pois o aeroporto se tornará internacional, aguardando-se assim, um grande desenvolvimento para a região que deverá chegar com galpões, restaurantes, melhores hotéis e muitos, desde já, deveriam se capacitar para receber melhor e bem os turistas. 

Assim, as expectativas são muito grandes e esperam-se grandes mudanças econômicas na região e desde já, o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e Agência de Desenvolvimento foram buscar informações e estabelecer fortes laços de parceria com a Multiterminais.

 


AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO IMPLANTA O PSEA – PROGRAMA SEBRAE PARA EMPRESAS AVANÇADAS

 
 

 

A Agência de Desenvolvimento implantou neste mês de março, o Programa SEBRAE para Empresas Avançadas – PSEA, através do curso ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS.

O primeiro módulo começou nos dias 21, 22 e 23 de março, contando inclusive com a parceria da Câmara Municipal que gentilmente cedeu seu espaço para que o encontro acontecesse com sucesso.  O consultor do SEBRAE, Lino Machado, realizou também as primeiras oficinas e consultorias junto às empresas participantes.

Foram mobilizadas 12 empresas abaixo relacionadas, que estão procurando desenvolvimento de seus negócios:

- TAQUION METAIS

- TRAMA JEANS

- FARMÁCIA SANTA RITA (BATUTA)

- PANIFICAÇÃO LOUZADA

- TJ CONFECÇÕES

- TRÊS IRMÃOS DUAS RODAS

- CONFECÇÕES EDERLINI

- MARIA FLOR

- GUTO MOTOMARCAS

- AUTO ESCOLA CIDADE

- SALÃO VISUAL STUDIO HAIR

- P & P CONFECÇÕES

        

O SEBRAE está veiculando uma campanha institucional para pequenas empresas sobre o curso Estratégias Empresariais nos intervalos da novela das 21 horas da Rede Globo, em revistas, jornais econômicos e também através da internet.        

O PSEA é composto por um conjunto de soluções que abordam temas específicos sobre gestão empresarial e que reúnem estratégias como:

● Cursos

● Consultoria Especializada

● Oficinas

● Atendimento pela Internet


O programa visa desenvolver o ciclo de vida das empresas, principalmente pelo amadorismo com que são administradas e pelas dificuldades enfrentadas e detectadas através de pesquisas.

Os empresários iniciaram o curso com muito entusiasmo.
 




PALESTRA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA – O ENTERRO DAS DESCULPAS

 

         

Por solicitação da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, através de sua coordenadora pedagógica Maria Nassif Ayupe, o técnico da Agência de Desenvolvimento, proferiu mais uma importante palestra para as professoras da zona rural de nosso município com o tema: EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA – O ENTERRO DAS DESCULPAS.

Foi destacada a importância da educação para o desenvolvimento local, como o envolvimento, o interesse, o compromisso dos professores, a percepção de que os mesmos têm que se sentirem agentes de desenvolvimento.        

O processo de desenvolvimento tem que ser um projeto construído coletivamente pela sociedade, com a participação dos três setores: o governamental, o empresarial e o social. Para que haja desenvolvimento, tem que haver cooperação.        

Ao final, foi colocado um importante vídeo – O ENTERRO DAS DESCULPAS, contando um caso de uma escola que só apresentava desculpas para aquilo que não realizava. 

O encontro aconteceu na sede do Curso Apoio e desde já, agradecemos a ótima receptividade e os elogios quanto à qualidade da palestra.
 




CURSO TÉCNICAS DE VENDAS e CONSULTORIAS EM VENDAS

 

 

Com grande sucesso, encerrou-se na última semana de março mais um curso promovido pela Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE, o curso TÉCNICAS DE VENDAS que contou com a presença de 32 participantes, entre empresários, gerentes e colaboradores e visa oferecer ao profissional de vendas, estratégias para conquistar, manter e encantar clientes. 

O instrutor do curso foi José Tarcísio Fagundes, que conduziu o evento com a sua já tradicional competência, sendo muito bem avaliado pelos participantes. 

Foram tratados os seguintes assuntos durante o curso:

- Visão histórica da profissão do vendedor;
- As diversas funções do vendedor;
- Desenvolvendo habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes;
- Desenvolvendo a habilidade de levantar necessidades de clientes;
- Negociação, objeções e fechamento da venda;
- Organização das ações de pós-venda;
- Atitudes e comportamentos profissionais adequados de um vendedor.

Os participantes saíram empolgados com o curso e prometeram aplicar os novos conhecimentos adquiridos em suas empresas. Assim, agradecemos aos mesmos pelo empenho e comprometimento com o sucesso do evento.

Durante os dias de realização do curso, foram realizadas 6 consultorias em vendas para as seguintes empresas: Sabores e Sucos, Três Irmãos Duas Rodas, Garbosa Sports, Panificação São Cristóvão, Thaimã Metais e Ducel Informática.

Portanto, estas foram mais algumas ações de desenvolvimento para o nosso município e região e mais uma vez, fica os nossos agradecimentos ao técnico do SEBRAE, João Paulo Palmieri, pela confiança em nosso trabalho de mobilização e sensibilização, aos nossos parceiros associados, ao Sindicato Rural e a todos que nos ajudaram a divulgar o curso. 


AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO MOBILIZA A SOCIEDADE QUANTO AOS ABUSIVOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS EM NOSSO MUNICÍPIO

Empresários e líderes de instituições associados de nossa Agência de Desenvolvimento estão muito preocupados com os abusivos aumentos dos combustíveis em nosso município. Através de ação do PROCON de São João Nepomuceno que realizou a pesquisa e pela ADECOM – Associação de Defesa do Consumidor, como CARTEL entre os quatros postos de combustíveis locais, pois em todos os preços eram os mesmos (R$ 2,99 a gasolina) e o diesel (R$ 2,14) e o etanol (R$ 2,50).

Esperava-se que viesse mais um posto de combustível instalado em local duvidoso para acirrar a concorrência dos preços e não foi o que aconteceu e sim um acordo de cavalheiros. Não percebem que com a ganância de querer estocar para ganhar com a alta nos preços, estão prejudicando o município, acelerando a inflação, pois tudo aumenta e diminui o fluxo de turistas que querem comprar nossos produtos.

Os donos de nossos postos passam por uma cegueira administrativa impressionante, pois não estão percebendo que as nossas empresas de confecções e mesmo os automobilistas estão colocando apenas R$ 15,00 a R$ 20,00 aqui e estão enchendo o tanque em Bicas, Rio Novo, Juiz de Fora e Ubá, com preços bem mais acessíveis pesquisados por nossa Agência de Desenvolvimento. Portanto, com a desproporcional ganância, estão afastando seus clientes e perdendo receitas que na maioria das vezes nem ficam investidas em nosso município e sim levadas para fora.

A ação de nossa Agência de Desenvolvimento foi apenas alertar a população para o uso do CARTEL através de cerca de 1.500 e-mails repassados no município, bem como o apoio da imprensa local, incentivar a atuação do PROCON e ADECOM e esperar uma atuação do Ministério Público e Agência Nacional do Petróleo para resolver este impasse. É um trabalho de cidadania, pois está atrapalhando o desenvolvimento de nosso município. O jornal O SUL DA MATA nº 573, de 01 de abril também relata o fato de haver cartel de combustíveis, inclusive fazendo comparações de preços regionais.

Recebemos cerca de 80 e-mails de retorno, nos parabenizando pela ação e passando diversas sugestões, o que demonstra a seriedade no trabalho de nossa instituição. A Câmara Municipal deverá em caráter de urgência convocar uma AUDIÊNCIA PÚBLICA. Não podemos nos omitir com este abuso do poder econômico em nosso município. Vamos demonstrar envolvimento e reclamar quando percebermos que estamos sendo prejudicados.


 

AGÊNCIA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO JUNTO AO SEBRAE

 

  

A Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico e presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Geraldo Rabello, participou no dia 10 de março (quinta-feira) do evento Capacitação de Parceiros, convocado pelo SEBRAE em Juiz de Fora, com a participação das Agências de Desenvolvimento da Região, Associações Comerciais e entidades parceiras do SEBRAE.

Nossa entidade foi muito elogiada pelos instrutores do SEBRAE, Gilson Rodrigues, Carmen Pereira e José Tarcísio, sendo considerado exemplo nos fechamentos de cursos, palestras e missões técnicas, demonstrando comprometimento total com as ações, inclusive na seleção das pessoas para os eventos.

Os instrutores repassaram aos parceiros os portfólios com os produtos de metodologia fechada do SEBRAE em Recursos Humanos e Empreendedorismo, Finanças e Gestão e Mercado/Marketing. Também oportunizou o treinamento para que as entidades realizem em suas sedes um trabalho de pesquisa para identificar a verdadeira necessidade dos clientes.


Esta pesquisa visa detectar junto aos empresários que muitas vezes nos procuram solicitando ajuda, porém, eles mesmos não sabem identificar todas as suas necessidades e ajudá-lo a pensar sobre suas dificuldades vai nos proporcionar favorecê-lo de uma forma mais eficaz e objetiva. A mesma poderá ser feita pela ADSJNR em parceria com a UNIPAC, dentro do curso de Administração proporcionando as seguintes vantagens:

Para o parceiro: 

Ø Condições de planejar ações efetivas, que venham contribuir para a melhoria dos seus associados;

Ø  Condições de negociar melhor com os prestadores de serviços e o SEBRAE;

Ø Conhecer as reais necessidades dos empresários;

Ø Envolvimento multidisciplinar.

 

Para o Sebrae :

Ø  Atender a demanda do mercado local com cursos, oficinas e palestras que venham de encontro às necessidades da região

Ø  Contribuir efetivamente para a melhoria da economia local através de treinamentos e atualizações do mercado

 

Para o Cliente:

Ø  Proporcionar atualizações e treinamentos de acordo com a sua necessidade

Ø  Buscar consultorias que venham ajudá-lo a abrir seu negócio, esclarecer seus problemas na empresa, ou contribuir para o seu crescimento no mercado

 

E como ação inicial, estamos convidando os interessados para mais um evento que é o Curso TÉCNICA DE VENDAS, que acontecerá nos dias 28 a 31 de março. As vagas são limitadas e deverão ser feitas pelo telefone 3261-3922. 

 


 

Programa SEBRAE para Empresas Avançadas - PSEA

 

 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE trouxe para São João Nepomuceno e região, no dia 21/02, a palestra de sensibilização do PROGRAMA SEBRAE PARA EMPRESAS AVANÇADAS – PSEA, realizada na sede do Sindicato Rural pelo técnico do SEBRAE, João Paulo Palmieri. 

O PSEA é composto por um conjunto de soluções que abordam temas específicos sobre gestão empresarial e que reúnem estratégias como:

● Cursos

● Consultoria Especializada

● Oficinas

● Atendimento pela Internet
 

O programa visa desenvolver o ciclo de vida das empresas, principalmente pelo amadorismo com que são administradas e pelas dificuldades enfrentadas e detectadas através de pesquisas que são:

● Não definir caminhos para o crescimento, com pensamentos a longo prazo, ou seja, não fazem planejamento;

● Alta prioridade para resolução de problemas diários em detrimento da prospecção de soluções e oportunidades de futuro;

● Falta de ter com quem trocar experiências;

● As decisões são centralizadas e empíricas (dificuldades de delegar);

● Necessidade de inovar e buscar soluções mais sofisticadas para se aplicar de imediato na empresa, pois a competição é muito grande.
 

A pesquisa também mostrou as características dos empresários atuais:

● orgulho do negócio que têm e se sentem vitoriosos;

● entusiasmo pelo futuro, ambição em fazer mais;

● gestão familiar e com pouco planejamento;

● baixa qualificação dos funcionários limita o crescimento;

● não tem tempo, pois tudo passa por ele, ou seja, é um “apagador de incêndios”;

● busca por resultados aplicados;

● dificuldade de pensar a longo prazo, pois não fazem planejamento;

● não definem estratégias para a expansão e a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

A solução poderá ser o módulo: ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS, que foi criado para desenvolver o pensamento e a prática de estabelecimento de estratégias para as empresas, de modo a direcioná-los e guiá-los para decisões mais acertadas, que sejam fruto de reflexão, pesquisa e conhecimento de seu ambiente de atuação. 

O público alvo é para empreendedores já estabelecidos no mercado, que tenham controles gerenciais básicos e que apresentem interesse em definir estratégias para crescimento e para a criação de novas oportunidades (indústrias de confecções, calçados, farmácia, hotéis, restaurantes, comércio, etc.).

O grupo deverá ser constituído por no mínimo 10 e no máximo 15 empresas, sendo essencial, por ser mais produtivo, que cada empresa indique dois representantes, sendo um deles, obrigatoriamente, o dono, totalizando não mias que 30 participantes. 

O conteúdo mínimo do programa é o seguinte:

● processo estratégico, análise do negócio e do ambiente macro;

● diagnóstico do setor e da empresa;

● consolidação das análises e formulação das estratégias;

● detalhamento para implantação das estratégias;

● Gestão da Mudança e aprendizado organizacional;

● PAE – Plano de Ação Estratégico: roteiro formado por um conjunto de planilhas que são preenchidas pelo participante, durante o curso, para que ele tenha o registro dos procedimentos para implantá-lo. 

IMPORTANTE: Os participantes receberão um CD ROM com a versão eletrônica do PAE. 

A estrutura do Programa é assim constituída:

● 36 horas de capacitação (4 encontros de 8 horas e um encontro de 4 horas, às segundas-feiras à noite e terça-feira pela manhã, alternando as semanas);

● 8 horas de consultoria por empresa (quatro atendimentos de 2 horas);

● 6 horas de consultoria presencial (2 horas mensais para o acompanhamento de implantação e revisão do PAE)
 

PREVISÃO: Início para abril/2011. 

INVESTIMENTO: R$ 480,00 por empresa em 2 parcelas. 

Portanto, é mais uma oportunidade de desenvolvimento para nossas empresas e os empresários interessados deverão entrar em contato conosco pelo telefone: 3261-3922 no horário comercial, falando diretamente com o técnico da Agência de Desenvolvimento. 

  


 

Encontro de Prefeitos e representantes do Circuito Caminhos Verdes de Minas

 

 

No dia 20 de janeiro, foi convocado pelo prefeito de Guarani, José Xavier e pela diretoria da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, importante encontro no CEAVARP, em Guarani, com os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e representantes que compõem a instituição. Estiveram presentes os prefeitos de Guarani, Piau, Rio Novo e o vice-prefeito de São João Nepomuceno. A cidade de Descoberto esteve presente com seus representantes. Goianá e Coronel Pacheco não compareceram. Também esteve presente o Sr. Carlos Oscar Niemayer, presidente da Fundação Cultural Cavaleiros da Cultura de Rio Novo.


Os prefeitos começaram o encontro cobrando da diretoria do Circuito, ações de turismo na região. O presidente do Circuito e técnico da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região, Geraldo Rabello fez uma apresentação detalhada sobre tais ações.


Primeiramente, explicando que a entidade foi criada para ser uma instância de governança regional, sendo um programa de regionalização do Ministério do Turismo visando desenvolver e tornar conhecido o interior do Brasil, suas riquezas ambientais, culturais, materiais e patrimoniais. A intenção é descentralizar as ações e otimizar esforços, recursos e pessoas para provocar mudanças, planejando os processos de desenvolvimento local, regional e estadual, de forma ARTICULADA e COMPARTILHADA.


O Circuito foi fundado em 24/01/2002 entre as sete cidades para complementar e enriquecer as visitas diversificadas e atraentes para os turistas, obtendo a certificação junto à SETUR – Secretaria Estadual de Turismo, em 11 de julho de 2005, sendo que anualmente tem que se renovar, comprovando através de ações e documentações em dia com órgãos governamentais, o que acarreta um bom trabalho operacional.


Apresentou-se a missão do Circuito, seus objetivos gerais, o cumprimento destes objetivos, como a promoção dos serviços de capacitação e treinamento dos recursos humanos locais, em parceria com o SEBRAE e a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região. Verificou-se que foram realizados diversos cursos voltados para a área de turismo, todos com lista de presença e fotos. Os inventários turísticos foram realizados por todas as cidades do Circuito e repassados para a SETUR e FECITUR, sendo um dos poucos a receber elogios da Consultoria Raízes – Turismo e Desenvolvimento Local, empresa responsável pela análise dos inventários, que teceu grandes elogios aos trabalhos de São João Nepomuceno e Descoberto. Piau e Guarani estavam bons, mas poderiam melhorar os próximos e as demais cidades também foram aceitos, embora, percebeu-se a falta de uma colocação de maiores informações em seus inventários. Quem também agradeceu os trabalhos com elogios, documentado e mostrado neste encontro através de e-mail, foi o Superintendente de Turismo de Minas Gerais, Ruy Felipe Filho. Outras cidades da região, participantes de outros Circuitos já nos procuraram com intenção de se associarem ao nosso Circuito, tendo em vista a verificação destas ações realizadas com sucesso e também pela organização administrativa. Estas cidades são Rio Pomba, Rochedo e Bicas.


O Circuito possui um site (www.caminhosverdesdeminas.com.br) em franca atividade, desde 2007 e alguns prefeitos, infelizmente por falta de comunicação com os próprios representantes das Prefeituras desconheciam a existência e importância do mesmo na divulgação de eventos e atrativos de seus municípios, além de não implantar meios de se medir as receitas e os lucros que o turismo pode trazer para os seus municípios. Os responsáveis em abastecer o site são os representantes das Prefeituras.


Mensalmente, são enviados para a SETUR, levantamentos estatísticos periódicos constando atendimentos na sede do Circuito em Rio Novo. Os mesmos são repassados pela gestora do Circuito para todos os representantes das Prefeituras por e-mail.


Os artesanatos locais são incentivados através de treinamentos e participação em missões técnicas na Feira do Empreendedor e na Feira de Artesanato em Belo Horizonte. Também expõem seus produtos nas exposições agropecuárias.


As cidades possuem dificuldades na dinamização dos COMTUR’s locais e na sensibilização dos atores locais (hotéis, restaurantes, lojistas, taxistas, etc), mas o presidente e o técnico da Agência de Desenvolvimento têm realizado palestras nas cidades que solicitam os atendimentos, tudo comprovado através de fotos e listas de presença. Infelizmente, ainda reina a cultura da adversidade política nas cidades, o que muitas vezes impedem que as ações alcancem melhores resultados.


Percebem-se ainda grandes dificuldades em transformar atrativos em produtos turísticos, além de se criar roteiros para o Circuito. Ainda há problemas de mobilização e sensibilização no setor privado, existindo produtos não estruturados, inscritos sem o interesse de exploração por parte dos proprietários (cachoeiras, fazendas, etc), o que também dificulta a criação de bons roteiros e ainda falta políticas públicas nos municípios na área de turismo, como por exemplo, a colocação de placas indicativas para identificar os atrativos.


Foram apresentadas também as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição, sendo pouco percebido por parte dos setores públicos sobre as receitas e lucros que o turismo proporciona aos municípios, além do imediatismo dos políticos e empresários.


Decidiu-se no encontro que as Prefeituras aumentariam o valor das mensalidades que são repassadas ao Circuito de R$ 200,00 (duzentos reais) para R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Com transparência, o presidente relatou que mensalmente repassa aos representantes por e-mail e coloca nas reuniões a prestação de contas da instituição que encerrou o ano de 2010, com um saldo bancário de R$ 11.705,50 (onze mil setecentos e cinco reais e cinqüenta centavos). Todas as Prefeituras acertaram seus pagamentos junto ao Circuito, porém, algumas insistem em pagar atrasado, o que causará sérias dificuldades, pois terão que obter carta de adimplência que é uma obrigatoriedade para se buscar o ICMS turístico. Os representantes foram chamados a mensalmente repassar cópias dos comprovantes de pagamento das prefeituras para o Circuito, facilitando assim o trabalho contábil e financeiro da instituição.


O Circuito poderá agarrar as oportunidades do crescente mercado do turismo, principalmente de olho na Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, acima de tudo, lutarmos politicamente e aguardar o efetivo funcionamento do Aeroporto Regional de Rio Novo / Goianá, percebendo-se assim, novos empreendimentos surgindo na região.


O presidente explicou os tipos de turismo que poderemos apresentar como produtos turísticos na região, sendo destacado através de pesquisas que o nosso é o turismo rural, tendendo para o de compras, pois se destaca o APL – Arranjo Produtivo Local do setor de vestuário, principalmente nas cidades de São João Nepomuceno, Rio Novo, Descoberto e Guarani.


Foram mostrados os cursos já realizados na região voltados para o desenvolvimento do setor, em parceria com o SEBRAE e a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região, as missões, feiras e palestras.


Destacou-se ainda que devagar, a entrada das parcerias da iniciativa privada e do 3º setor, como: os sites www.sjoline.com.br, www.descobertonet.com.br, a empresa EloNet  no fornecimento da internet gratuita ao Circuito, a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno, as associações de artesanato e Sindicatos Rurais.


O maior foco do encontro foi para a busca do ICMS turístico junto ao governo estadual, porém foi mostrado através de fotos da participação dos representantes das Prefeituras no Treinamento GESTUR em Juiz de Fora, em novembro 2008 e em outubro de 2010, na cidade de Cataguases, sendo que o prazo para requerer foi adiado para abril de 2011. Portanto, os representantes das Prefeituras são os responsáveis por este trabalho. A gestora do Circuito, Luciene Ribeiro Braga tem visitado as cidades orientando neste trabalho, ficando claro que ela não deverá fazer os trabalhos pessoalmente e sim os seus representantes que para isso participaram dos treinamentos GESTUR.


O presidente enfatizou ser fundamental que prefeituras, empresas e comunidade atuem de forma ARTICULADA e COMPARTILHADA, ou seja, de forma cooperativa e através de parcerias. Assim, cada um deve cumprir o seu papel e juntos devem proteger o meio ambiente, colaborar com a limpeza da cidade, ajudar a informar e orientar os visitantes, prestigiar os eventos e principalmente valorizar as manifestações culturais e seus atrativos naturais. Portanto, não há comprometimento sem o envolvimento.


O encontro foi encerrado pelo presidente, pedindo envolvimento e comprometimento de todos, que trabalhem, parem de reclamar e culpar os outros por aquilo que não fazemos. Também ficaram os agradecimentos pela iniciativa e receptividade do prefeito de Guarani, sua vice-prefeita e seus representantes, além da presença de todos que compareceram e que estão procurando desenvolver seus municípios e a região através do turismo.


Ao final do encontro, ficou o seguinte pensamento: “OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DE UMA LOCALIDADE SÃO AS PESSOAS QUE NELA VIVEM. SEM O INTERESSE, O ENVOLVIMENTO, O COMPROMISSO E A ADESÃO DA COMUNIDADE LOCAL, NENHUMA POLÍTICA DE INDUÇÃO OU PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ALCANÇARÁ ÊXITO.”

 


 

Técnico da Agência é Patrono da Turma do Curso de Gestão Empresarial


 

 


A Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça – Polivalente formou em janeiro, a 1ª turma do Curso Técnico de Gestão Empresarial, com a colação de grau realizada no Centro Cultural, no dia 07/01/11 e o baile de gala no dia 08, no Clube Trombeteiros.


Agradecemos aos alunos, ao diretor Cássio Cunha e ao professor Carlos Augusto Ferreira, pela escolha do Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello como patrono da turma. Consideramos uma grande honra e fruto das palestras sobre Empreendedorismo, Liderança e dinâmicas de grupo aplicadas ao curso, além das participações dos alunos e professor nas missões técnicas em Belo Horizonte, na feira do empreendedor, palestras em Juiz de Fora do craque do basquete, Oscar Schmidt e dos outros cursos promovidos pela Agência de Desenvolvimento.


O nosso trabalho agregou valor ao curso, pois o resultado final com um super baile de gala com uma invejável e empreendedora arrecadação conquistada em apenas um ano pela turma, destacando-se a importante liderança do professor Carlos Augusto, que participou conosco dos cursos Liderar, Líder Cidadão e Saber Empreender e assim, começa a colher os frutos de sua capacitação profissional.


Consideramos ser mais uma semente para o desenvolvimento de nosso município realizada com grande sucesso e mais uma vez parabenizamos a todos pelo empenho e conseqüentemente grande conquista.

 

 


  

Gerente do Banco do Brasil de Passos faz um Benchmarking Na Agência de Desenvolvimento

 

Recebemos em nossa Agência de Desenvolvimento, o gerente do Banco do Brasil da cidade de Passos, o nosso conterrâneo, Lanário José da Silva, que por estar de férias aqui em São João Nepomuceno, mesmo assim não deixa de estar buscando informações e procurando novos conhecimentos, afinal também é um empreteco.


Relatamos informações sobre o funcionamento de nossa Agência de Desenvolvimento, a economia local e o Arranjo Produtivo de Confecções de São João Nepomuceno. Ele se impressionou pelo importante trabalho, pelo elevado número de informações, o acervo histórico em nosso banco de dados para o nosso município, as diversas ações realizadas em parceria com o SEBRAE, Unipac e outras instituições, considerando ser um diferencial para o desenvolvimento da cidade.


Lanário armazenou as inúmeras informações fornecidas, pois está implantando em Passos, o DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável, voltado para o setor de confecções e assim veio fazer um benchimarking conosco, pretendendo agendar uma palestra nossa naquela cidade.

 


 

Palestra Magna com Oscar Schmidt
 

 

A Agência de Desenvolvimento, em mais uma importante parceria com o SEBRAE, participou do SEBRAE em Ação em Juiz de Fora, no dia 25 de novembro, com um ônibus com 46 pessoas, quando assistiram à sensacional palestra magna com OSCAR SCHMIDT, com o tema: Todo dia é dia de inovar.
 

Agradecemos ao técnico do SEBRAE de Juiz de Fora, João Paulo Palmiere, nos subsídios ao ônibus, aos empresários e parceiros da Agência de Desenvolvimento, diretores, professores e alunos da UNIPAC, alunos do curso de Gestão Empresarial do Polivalente pela participação do evento.
 

A palestra nos ensinou as melhores formas de como vencer na vida e coletivamente. A valorização da humildade para se aprender mais, por começar por baixo e progredir lentamente, subindo os degraus e eliminando os obstáculos com muito treinamento. Não ter medo de colocar a criatividade em prática e principalmente não contar com a sorte, mas sim ter competência naquilo que realizamos, mesmo que algumas pessoas falem mal de você. Destacamos a busca da motivação para você criar e inovar diariamente e principalmente trabalhar em equipe, a importância de se contratar pessoas qualificadas para trabalhar com você e o desafio de trabalhos sociais e empreendedores em comunidades carentes. Há sempre uma forma de se fazer melhor e sem reclamar das dificuldades e desafiar as críticas.

 


 

Agência de Desenvolvimento participa da Feira Cultura Polimostra II

 

 

O técnico da Agência, Geraldo Rabello, participou no dia 26 de novembro como julgador dos trabalhos realizados pelos alunos da Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente). O tema desenvolvido foi: Do universo ao local: uma viagem pelos continentes.

Levou-se em consideração no julgamento, a capacidade criativa, organização e planejamento, conhecimento do tema, habilidade, clareza e boa convivência.

Agradecemos aos coordenadores, professores e a direção da escola pelo convite, além de parabenizá-los pelo evento que consideramos desenvolver grandes conhecimentos, habilidades e potencialidades aos participantes, nos causando grandes dificuldades na avaliação dos trabalhos. A criatividade dos alunos foi bem desenvolvida e incentivada pelos professores.

 


 

Treinamento GESTUR

 

A Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico e presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas participou de importante treinamento de ações de turismo, no dia 10 de outubro, na cidade de Cataguases, promovido pela FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos, a SETUR – Secretaria Estadual de Turismo, SEBRAE e o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

 Os representantes de Piau, Rio Novo, São João Nepomuceno e Coronel Pacheco estiveram presentes, participando juntamente com Prefeitos, secretários municipais, associações comerciais e lideranças regionais das seguintes palestras e debates:

1 – Desenvolvimento Local com foco em turismo – A Estruturação do Turismo

2 – Fortalecimento das Governanças – COMTUR, FUNTUR e o papel do Agente de Desenvolvimento

3 – Apresentação dos problemas enfrentados pelos Circuitos. 

O Circuito Caminhos Verdes foi o primeiro a apresentar. Ficou claro que inúmeras ações de turismo foram concretizadas, porém ainda se esbarra em trabalhos de conscientização por parte das populações locais. As vaidades das parcerias, o investimento público pequeno e imediatista, a falta de formatação de roteiros bem definidos, a infraestrutura hoteleira, com exceção de Rio Novo, deixa muito a desejar e o próprio comprometimento das pessoas envolvidas não é realizado com grande desenvoltura e qualidade nas suas funções, são fatores que dificultam muito o desenvolvimento do setor na região.


Agradecemos a todos que se esforçaram atendendo ao pedido de participar deste importante evento.

 


 

Agência de Desenvolvimento participa da 33ª Reunião da  ANPED

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento e Diretor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de São João Nepomuceno, Luis Otávio Araújo Furtado, o técnico da Agência Geraldo Rabello e a professora da Faculdade, Belkis Cavalheiro Furtado participaram da 33ª Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada na cidade de Caxambu - MG, no período de 17 a 20 de outubro. O tema central do congresso foi “Educação no Brasil – O Balanço de uma década”.

Eles participaram de diversas atividades programadas para a socialização e a discussão de diversas pesquisas na área de educação, assistindo a várias palestras que aprofundaram conhecimentos como a desigualdade social e educacional na América Latina. Também assistiram a filmes como “A Excêntrica Família de Antônia” e “A Culpa é do Fidel”. 

O evento foi muito significativo e oportunizou a revisão e busca constante de conhecimento.

 


  

Agência faz palestra para a Educação em Descoberto

 

O técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, realizou importante palestra, no dia 20 de outubro, às 19 horas, na Escola Paulo Lima, na cidade vizinha de Descoberto, em parceria com a Diretora de Educação Municipal, Cláudia dos Reis Russo Araújo e a Diretora da Escola, Jovânia Gruppi. 

O público-alvo foi composto por professores, diretores e serviçais escolares, totalizando 67 pessoas, os quais tiveram a oportunidade singular de refletir sobre sua conduta profissional. 

O tema abordado foi ÉTICA, RESPEITO E COLABORAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, sendo muito destacada a cooperação, o desenvolvimento de lideranças, principalmente na tarefa de educar e principalmente sua reflexão de como se encontra a nossa cooperação no ambiente de trabalho e principalmente para a sua comunidade. 

Agradecemos a excelente acolhida e as portas abertas para os próximos eventos educacionais e de desenvolvimento na sempre simpática Descoberto.

 


 

Feira do Empreendedor 2010

 


 

A Agência de Desenvolvimento, a UNIPAC e o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, em parceria com o SEBRAE, através da cessão de um ônibus com 50 pessoas, visitou no dia 02 de setembro, a FEIRA DO EMPREENDEDOR 2010, no Expominas, em Belo Horizonte.

A UNIPAC de São João Nepomuceno compareceu com professores, vice-diretora, coordenador e alunos do 2º e 5º período e todos voltaram entusiasmados com as palestras e oficinas que participaram. 

Mais uma vez, agradecemos ao técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, pela oportunidade e pelo empenho em nos conseguir o ônibus e principalmente pela confiança depositada em nosso trabalho, afinal procuramos cumprir todas as metas demandadas em nosso município e região.

A Feira do Empreendedor incentiva as pessoas a abrir o seu primeiro negócio, ampliar o que já está dando certo, a formalizar o seu empreendimento, descobrir novas ferramentas para vender cada vez mais e melhor. Foram seis dias de atividades, de 31 de agosto a 05 de setembro, com mais de 400 estandes e 800 atividades interativas, entre ciclo de palestras, seminários, workshops, oficinas de aprendizado, jogos empresariais, novas idéias de negócios, mostra de oportunidades de mercado, rodadas de negócio, atendimento personalizado, consultoria em gestão e casos de sucesso empresariais.

Agradecemos a todos os participantes que se dispuseram a participar da Feira e desejamos que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em seus negócios e pessoalmente.

 


 

PALESTRA EMPREENDEDORISMO
 

 

 


O técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello proferiu no mês de agosto, importante palestra sobre EMPREENDEDORISMO, para os alunos do curso Gestão de Empresas, ministrado pelo professor Carlos Augusto na Escola Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça.

A palestra focou a relação emprego x trabalho, como sobreviver num mercado sem emprego, exemplos históricos de pessoas empreendedoras, destacou o perfil do profissional empreendedor, as características do comportamento empreendedor, as diferenças entre empresário x empreendedor, além de responder as perguntas dos alunos.
É muito bom saber que temos outros cursos e outras pessoas também trabalhando desenvolvimento para o nosso município e daí a importância das parcerias, pois alguns participantes deste curso participaram com grande sucesso do Curso Saber Empreender.


 


 

CURSO SABER EMPREENDER
 

 



Nos dias 13 a 15 de agosto, a Agência de Desenvolvimento e a Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, formaram com grande sucesso, mais um importante curso oferecido pelo SEBRAE, o SABER EMPREENDER. Foram 28 formandos, o que faz com que nossa instituição mais uma vez cumpra com um de seus objetivos estatutários que é semear o empreendedorismo em nosso município e região, afinal tivemos quatro participantes de Rio Novo, um de Rochedo de Minas e outro de Descoberto.

Agradecemos ao Técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, a instrutora e consultora Carmem Pereira e aos participantes pelo empenho no curso e pelos elogios dos mesmos ao importante trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento na mobilização e sensibilização em nosso município e região, procurando motivar sempre as pessoas a participarem de cursos, palestras e eventos. Também aos parceiros da Agência e ao Sindicato Rural na cessão do local.
Portanto, mais uma ação de desenvolvimento promovida pela nossa Agência de Desenvolvimento e pelo Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas.
 

 


CURSO ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

 

Nos dias 12 a 15 de julho, a Agência de Desenvolvimento e a Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, formaram com grande sucesso, mais um importante curso: ATENDIMENTO AO CLIENTE. Foram 32 formandos e infelizmente algumas pessoas tiveram que ficar de fora, pois demoraram a decidir e, portanto terão que aguardar um próximo.

Agradecemos ao Técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, a aos participantes pelo empenho no curso e pelos elogios dos mesmos ao importante trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento na mobilização e sensibilização em nosso município e região, procurando motivar sempre as pessoas a participarem de cursos, palestras e eventos. Também aos parceiros da Agência e ao Sindicato Rural na cessão do local.

A instrutora e consultora do SEBRAE, Jaqueline Lima ainda realizou consultorias diárias em Gestão de Marketing para empresas da cidade e no dia 15, aconteceu importante Oficina de Plano de Marketing, que contou com a participação de 14 pessoas.

Portanto, mais uma ação de desenvolvimento promovida pela nossa Agência de Desenvolvimento.

 


 

PALESTRA NA SUA EMPRESA

 

 

 

O técnico da Agência de Desenvolvimento realizou neste mês de julho mais uma palestra na empresa Pizzas ADA, com o tema: COOPERAÇÃO: UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA.

Agradecemos aos seus proprietários e colaboradores pela atenção prestada e satisfação em perceber que o trabalho do dia a dia tem que ser realizado em equipe.

 


 

AGÊNCIA COORDENA ESTANDES NA 38ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

 

 

Na 38ª Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno, a Agência de Desenvolvimento foi a responsável pela coordenação dos estandes, tendo recebido muitos elogios dos participantes.

Agradecemos aos mesmos e as importantes parcerias do Sindicato Rural, Emater, Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Clube dos Cavaleiros e Prefeitura Municipal, pela confiança e também parabenizamos a todos pela realização do evento.

Procuramos levar aos visitantes, empresas e instituições que trabalham para o agronegócio no município, além do artesanato local e regional, mesclando com a divulgação de trabalhos desenvolvidos pela UNIPAC em São João Nepomuceno, através dos cursos de Pedagogia e Administração. Os alunos se envolveram realizando importantes trabalhos de pesquisa junto aos turistas, trabalhos que serão de grande valor para a Prefeitura Municipal, a Agência de Desenvolvimento, ao Circuito Caminhos Verdes de Minas e para a própria UNIPAC, que tem procurado cada vez mais gerar credibilidade junto à comunidade e região. Algumas instituições procuraram divulgar seus trabalhos sociais junto à comunidade e outras divulgar seus produtos e serviços.

 

 

 

        

Nos estandes participaram as seguintes empresas e instituições:

- CREDIMATA

- COOPERATIVA AGROPECUÁRIA

- CACHAÇA TARUANA

- UNIPAC

- LEICAR PEÇAS

- ULTRAGAZ

- LOTEAMENTO VIVENDAS DO BARÃO

- INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS (IEF)

- LAR AMBROSINA DE MATOS

- ARTECA

- ARTESANATO RIONOVENSE

 


 

4ª turma do Curso ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

  

 

Nos dias 07 a 09 de abril, formamos mais uma turma do curso Análise e Planejamento Financeiro, através da importante parceria do SEBRAE, em São João Nepomuceno, com a grande contribuição do instrutor e consultor Gilson Rodrigues.

 Agradecemos ao Técnico do SEBRAE, João Paulo Palmiere, a aos participantes pelo empenho no curso e pelos elogios dos mesmos ao importante trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento na mobilização e sensibilização em nosso município e região, procurando motivar sempre as pessoas a participarem de cursos palestras e eventos.

 O consultor ainda realizou cinco consultorias na área financeira para empresas da cidade no decorrer dos dias 08 e 09.

 Portanto, mais uma ação de desenvolvimento promovida pela nossa Agência de Desenvolvimento.
 

 


  

Palestra – Comunicação Eficaz nas Empresas

 

A empresa PW ACESSÓRIOS (TAQUION) do empresário Vicente Dessupoio, importante parceiro da Agência de Desenvolvimento, solicitou à diretoria da instituição palestra sobre a importância da COMUNICAÇÃO EFICAZ DENTRO DAS EMPRESAS, para melhor aprimorar e treinar seus colaboradores.

 A palestra aconteceu no Salão de Reuniões Lygia Nunes de Lemos, no dia 27 de março (sábado) e assim agradecemos ao Secretário de Agricultura Adauto Mendonça e ao Diretor de Meio Ambiente e Turismo, José Maria Lott Fam pela parceria em ceder o salão com certa urgência.

O Técnico focou pontos chaves como empregabilidade, a competição do mercado de trabalho, o comportamento profissional dos colaboradores, atitudes pessoais para se ter sucesso, motivação, as diferenças entre informação e comunicação, a importância do feedback, sempre interagindo com os colaboradores da empresa, usando técnicas que os façam refletir para melhor contribuir para o bom nome de sua empresa perante seus clientes.     

Agradecemos o auxílio de nosso parceiro Vicente, seu filho Conrado, os colaboradores Wendel, Sávia e Iuri para que a palestra ocorresse conforme planejado e assim alcançar os objetivos propostos.


 

Curso Técnica de Vendas

 

 

A Agência de Desenvolvimento, nos dias 15 a 18 de março, realizou em parceria com o SEBRAE, mais um importante curso em nosso município, o Técnica de Vendas, com o consultor e instrutor José Tarcísio, contando com a participação de trinta e quatro entusiasmados participantes, pois o curso ofereceu estratégias para se conquistar, manter e encantar clientes.

Mais uma vez, se comprova o importante trabalho de mobilização em nossa comunidade e região, realizado por nossa Agência de Desenvolvimento. 

Agradecemos aos participantes, o Sindicato Rural cedendo as instalações, os nossos parceiros que colocaram seus colaboradores e eles próprios também estão indo para a sala de aula, a Rádio Difusora, nossa parceira pela divulgação de todos os nossos cursos e principalmente pela importante parceria com o SEBRAE, que sempre confia, incentiva e acredita nas demandas de nossa Agência. 

   


 

Audiência Pública – Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
 

A Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, Geraldo Rabello, participou no dia 11 de março, na Câmara Municipal, de Audiência Pública sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que contou com a presença do Técnico do SEBRAE, Marcelo Rother de Souza, que explicou vários pontos do projeto de lei complementar estruturado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o objetivo de regulamentar no município tal lei. 

A audiência contou com a presença de nossos parceiros da Associação Comercial, do Sindivest, com vários contadores e micro e pequenos empresários presentes. 

Baseado na lei federal, o projeto municipal contempla, além do incentivo à formalização de empreendimentos, estímulo ao mercado local, por meio da realização de feiras de produtores e artesãos e a apoio à missão técnica para exposição e venda de produtos locais em outras cidades, incubação de empresas e formação técnica para preparação de mão de obra. Também é proposto o apoio à inovação tecnológica, o incentivo à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações públicas e desburocratização nos processos de abertura e fechamento de empresas. O projeto de lei ainda prevê a criação da Sala do Empreendedor. 

Decidiu-se que a Câmara Municipal realizará outra audiência pública, para que mais pessoas tomem conhecimento e possam esclarecer dúvidas a respeito da lei.

 


 

Palestra Planejamento Tributário

 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE, Sindivest, Secretaria de Desenvolvimento Indústria e Comércio participou em importante trabalho de mobilização para a palestra PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, no dia 10 de março, no auditório do SESI, com o consultor do SEBRAE, Haroldo Santos Araújo. 

Que não foi, perdeu uma excelente palestra que contou com a presença de empresários, contadores e representantes das áreas financeiras de empresas de São João Nepomuceno, quando foram colocadas as melhores maneiras de trabalhar com tributos, sem burlar a legislação.

               


 

Palestra “O Sucesso um APL”

 

 

 

A Agência de Desenvolvimento, em parceria com a UNIPAC e o SEBRAE, realizou no dia 02 de março, no Salão do Colégio Dr. Augusto Glória, importante palestra com o tema “O SUCESSO DE UM APL”, com a Técnica do SEBRAE de Ubá, Eliane Rosignolli.

 O objetivo da ação foi de proporcionar aos alunos e lideranças locais, uma visão mais ampla de um APL de sucesso na região, conhecer a importância de uma governança, além de integrar a UNIPAC com entidades importantes como o SEBRAE e a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno.   

 A técnica do Sebrae, demonstrou grande competência em explanar o exemplo do Arranjo Produtivo de Móveis em Ubá, que é considerado um dos maiores exemplos de sucesso no Brasil. Percebemos a vibração, o prazer em trabalhar desenvolvimento pela palestrante, as ações de sucesso, as dificuldades em lidar com vaidades, interesses individuais e principalmente políticos, o desenvolvimento das lideranças, a importância dos parceiros trabalharem com sinergia, a evolução dos indicadores econômicos, a importância da cooperação e a sustentabilidade e desenvolvimento regional. Com o sucesso do APL de móveis, Ubá já está desenvolvendo outro APL, o de confecções, que poderá se tornar um dos grandes concorrentes de São João Nepomuceno, tendo em vista a cultura criada no local. Percebemos que muita mão de obra de São João Nepomuceno vem sendo recrutada por Ubá.

 


 

Palestra "Cooperação e Atendimento”

 

No dia 03 de março, no Salão de Reuniões do edifício Lygia Nunes de Lemos, foi realizada pelo Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, importante palestra para os produtores rurais com o tema “COOPERAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE”, numa iniciativa fruto de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, EMATER, Sindicato Rural e Agência de Desenvolvimento, buscando a revitalização da feira do produtor rural que se transferiu para a Praça da Estação.

O encontro teve como objetivo levar aos produtores rurais uma visão mais profissional e comprometida de seus negócios nas propriedades rurais, visando melhorar a qualidade de seus produtos e serviços prestados aos clientes. Explanou-se conceitos como: liderança, sucesso, trabalho em conjunto, competitividade e acima de tudo cooperação.

O técnico Geraldo Rabello, agradeceu ao final da palestra, a grande receptividade dos participantes, desejando sucesso a todos em seu novo local de venda de seus produtos para a própria comunidade. Também ressaltou a importância da parceria entre as entidades envolvidas, demonstrando quando não há vaidades, a cooperação flui naturalmente e conseqüentemente, atrai desenvolvimento.

 


 

Agência tem nova Diretoria

 

Foi eleita a nova diretoria da Agência de Desenvolvimento, para o biênio de 2010/2012, em Assembléia Geral realizada no dia 25 de fevereiro, na sede do Sindicato Rural, estando assim constituída:

 

DIRETOR PRESIDENTE: LUIZ OTÁVIO ARAÚJO FURTADO

VICE-PRESIDENTE: SIMONE CARRADA ANTUNES

DIRETOR FINANCEIRO: NILO SÉRGIO MEDEIROS NARCISO

 

A nova diretoria foi aceita em chapa única, montada pelos parceiros da Agência de Desenvolvimento em dia com suas mensalidades.

 


 

13ª turma do Curso SABER EMPREENDER

  

 

No mês de setembro, formamos mais uma turma do curso Saber Empreender, através do SEBRAE, em São João Nepomuceno, com o sucesso de um recorde de arrecadação financeira de um dos grupos participantes do curso.        

A Agência se sente honrada com a participação de alunos da UNIPAC, do Curso de Administração, que tem se preocupação, como instituição em formar administradores acima de tudo empreendedores, parceiros da ARTECA, Maria Maria Bolsas, A. R. Negócios, Posto São Cristóvão e outros.        

Mais uma vez, agradecemos ao Técnico do SEBRAE, Felipe Alvim, a facilitadora Carmen Pereira e aos participantes pelo empenho no curso.        

É a Agência de Desenvolvimento semeando o empreendedorismo na busca do desenvolvimento local e regional. 

 



ABAV 2009 – maior feira de turismo das Américas

  

         

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, participou no Rio de Janeiro, no Riocentro, da ABAV 2009, maior feira de turismo das Américas, reunindo expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no país e na América Latina.        

Em visita técnica, com um ônibus conseguido mais uma vez com a parceria do SEBRAE, através de seu técnico, Felipe Alvim, juntamente com os representantes das cidades que participam do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas.        

Percebemos o grande investimento que tem sido feito pela SETUR – Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais, para desenvolver o turismo em nosso Estado, que foi o patrono do evento.        

Também foi importante o encontro com o Superintendente de Turismo da SETUR, Ruy Felipe e com o Presidente da FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos, Francisco Mello, que elogiaram nossos esforços para desenvolver o turismo em nossa região. 


 

Meu primeiro negócio

        

Através de mais uma parceria com o SEBRAE, que através de seu técnico Felipe Alvim, ofereceu um ônibus para que empreendedores locais, artesãos da ARTECA e alunos do curso de Administração da UNIPAC de São João Nepomuceno participassem do evento “MEU PRIMEIRO NEGÓCIO”, em Juiz de Fora, no dia 31 de outubro, no CES – Centro de Ensino Superior da Academia.

No evento aconteceram atendimentos individuais de consultoria especializados, dúvidas sobre abertura de empresas, gestão de negócios, marketing, finanças, recursos humanos, legislação, plano de negócios, mercado, produtos e serviços do SEBRAE.

O importante foi perceber a empolgação dos participantes no retorno à São João Nepomuceno, como os comentários sobre as palestras e nos atendimentos coletivos que participaram como relatou o aluno da UNIPAC do 2º período de Administração, Diego Calegaro.   

É a Agência de Desenvolvimento e suas parcerias plantando sementes para o desenvolvimento local.

 

 


 

Palestra sobre Empreendedorismo no SESI

  

        

No dia 12 de novembro, a convite de um grupo de alunos do 2º Grau do SESI, o Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, proferiu palestra sobre o tema EMPREENDEDORISMO, na disciplina de mesmo nome da professora Débora Viegas.        

Após a palestra, os alunos sabatinaram o palestrante com perguntas referentes ao tema e algumas mães de alunos parabenizaram o técnico pela motivação para com os alunos em sempre estarem estudando e buscando acima de tudo o desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores.        

Um fator a se destacar é que o SESI é a única escola na região pioneira em ter a disciplina empreendedorismo no currículo escolar.

 


 

Palestra na Câmara Municipal de São João Nepomuceno

        

O Técnico da Agência de Desenvolvimento e professor da Unipac de São João Nepomuceno, proferiu importante palestra na Câmara Municipal a convite de seu presidente, Dr. Carlos Alberto dos Santos, inaugurando as instalações do legislativo a serviço de eventos como sessões de cinema, palestra e debates.        

O tema da palestra foi: “ADMINISTRAÇÃO – OS DESAFIOS DA ERA DA INFORMAÇÃO”, que foi complementada pela exibição do excelente filme TEMPOS MODERNOS, de Charles Chaplin, um marco do cinema mundial, que mostra a história da indústria, faz comparação do homem X animal, a supervisão vigiada (Big Brother), o empirismo na administração, a escravização do homem pela máquina (robotização), o aparecimento de doenças do trabalho, o surgimento do movimento sindical, além de formas erradas de se contratar pessoal nas empresas, nas instituições e principalmente pelo poder público.        

Quanto aos desafios da era da informação, destaque para a importância de saber administrar o conhecimento, que é diferente  de se administrar a informação, pois administrar o conhecimento começa com ênfase nas pessoas, suas práticas e sua cultura de trabalho. A digitalização, a mídia da internet, a empresa virtual, a integração com redes interligadas, a inovação (empreendedorismo), o imediatismo e um perfeito atendimento desafiam cada vez mais as pessoas a trabalhar buscando a excelência e a qualidade total.        

Um das frases mais aplaudidas foi a de Martin Luther King Jr: “se você for um varredor de ruas, seja o melhor varredor de ruas do mundo. Varra as ruas como se fosse Beethovem compondo, Leonardo da Vinci pintando e Shakespeare escrevendo... Por aqui, passou o melhor varredor de ruas do mundo.”        

Parabenizamos nossa Câmara Municipal pela iniciativa e sucesso com os novos eventos.

 

 


  

Maior Feira de Artesanato da Amércia Latina

 

         

No dia 27 de novembro, em ônibus cedido pela grande parceria com o SEBRAE, através de seu técnico Felipe Alvim, a Agência de Desenvolvimento, coordenou importante missão técnica em parceria com o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, na maior FEIRA DE ARTESANATO DA AMÉRICA LATINA, no Expominas, em Belo Horizonte. O Salão de Artesanato completou 20 anos de existência e homenageou o Brasil por sua diversidade cultural, étnico e artesanal.

O ônibus levou ao evento 46 participantes, entre artesãos, professores de artesanato, representantes da cultura e turismo dos municípios de São João Nepomuceno, Rio Novo, Coronel Pacheco, Guarani, Goianá, Piau e Descoberto, que verificaram mais uma vez a importância do design e da qualidade dos produtos expostos, participaram de oficinas, fizeram compras, embora tenham considerado os produtos um pouco caros.

Assim, continuamos realizando, mobilizando e sensibilizando pessoas nas ações de nosso município e região.

 



Palestra Motivação para Empreender e Encantar Clientes

  

         

A Agência de Desenvolvimento, mais uma vez, demonstra seu poder de mobilização, trazendo para São João Nepomuceno, a excelente palestra “MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER E ENCANTAR CLIENTES”,  com o palestrante mais requisitado pelo SEBRAE no momento, WILLIAM CALDAS, coautor do livro “Do porteiro ao presidente, todo mundo atende, todo mundo vende”.    

 Cerca de 230 pessoas estiveram presentes, numa segunda-feira, 07/12, no salão nobre do Botafogo, entre estudantes, empresários, sim empresários e colaboradores, que puderam interagir e perceber a importância de um bom atendimento ao cliente. Tudo isso envolve treinamento e desenvolvimento das pessoas.

 

 

          

Nossos agradecimentos ao competente e sensacional palestrante William Caldas, que infelizmente reclamou de nossa infraestrutura hoteleira, ao SEBRAE, em nome de seu técnico, Felipe Alvim, pela confiança em coordenar o evento, ao diretor da UNIPAC em São João Nepomuceno, Luiz Otávio Araújo Furtado, sempre solícito em participar e incentivar seus alunos a presenciar  palestras, ao presidente do Clube Botafogo, Ronaldo Ribeiro de Castro, pela cessão do espaço físico para a palestra, ao Gabriel Loures Ribeiro, pela sonorização, a todos os parceiros da Agência de Desenvolvimento que reconhecem nosso trabalho, enfim, aqueles que contribuíram para que o evento se tornasse um sucesso e reconhecido como desenvolvimento para o município.

 



VII Seminário Empretec em São João Nepomuceno

 

 
 

Aconteceu no Clube Trombeteiros, nos dias 11 a 16 de agosto, o 7º Seminário EMPRETEC, em São João Nepomuceno, que contou com a participação de 22 participantes.  

Este é o principal curso do SEBRAE, aliás, criado pela ONU – Organização das Nações Unidas, que desenvolve as características individuais e práticas empreendedoras, sendo importante para quem quer abrir, ampliar ou melhorar o seu negócio, detectando os seus pontos fortes e motivando o participante a eliminar os seus pontos fracos, sendo os mais detectados em nossos empresários, o estabelecimento de metas e a falta de planejamento. 

O Seminário teve a mobilização, a sensibilização e coordenação do Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello, que considerou uma grande vitória conseguir 56 fichas de inscrição, com realização de 51 entrevistas através da consultora do SEBRAE, Dulce Luchesi, sendo considerados aptos para o evento 31 empreendedores, contando com 22 participantes.
 

 

 
 

A Agência de Desenvolvimento agradece aos seus parceiros envolvidos, ao Clube Trombeteiros, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em nome de Luzia Célia Amorim Vitói, pela cessão das cadeiras para os participantes, aos empretecos, a Padaria Bragança, pelos excelentes coffee breaks, a imprensa local pela divulgação e principalmente ao técnico do SEBRAE de Juiz de Fora, Felipe Alvim por acreditar em nosso trabalho de desenvolvimento local.Esta é mais uma semente para o desenvolvimento local e regional, que contou com os seguintes participantes:

 

 


 

 

4º SALÃO NACIONAL DE TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

 

 

 

A Agência de Desenvolvimento em parceria com o Circuito Caminhos Verdes de Minas, participou no dia 03 de julho, no Anhembi, em São Paulo, do 4º Salão Nacional de Turismo – Roteiros do Brasil.

 

Através de um ônibus conseguido com a grande parceria do SEBRAE, através de seu técnico Felipe Alvim, participaram os seguintes representantes de São João Nepomuceno: Geraldo Rabello, Técnico da Agência de Desenvolvimento e Presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Ana Maria Fam Fonseca, proprietária do Carolina Bistrô, a jornalista Salette Garcia, do Site Sjonline, Fernando Motta, promotor de eventos (Bar The Pub), Márcio Lima de Mendonça, proprietário do Sabor Cultural, Sílvia Helena Moreira, Presidente da ARTECA e José Maria Lott Fam, Diretor Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

 

Juntamente com os representantes das cidades que participam do Circuito Caminhos Verdes de Minas (Piau, Rio Novo, Guarani, Coronel Pacheco, Goiana e Descoberto), conseguimos visitar os diversos estandes, conhecer os diversos roteiros turísticos brasileiros, a grande exposição de artesanatos, produtos de agricultura familiar, manifestações artísticas, gastronomia, conhecer o espaço Saber Fazer, com os próprios artesãos produzindo as peças de artesanato, assistir a importantes palestras, comprar vários livros, a importância dos bons meios de hospedagem, enfim, percebemos o grande investimento que está sendo feito no Brasil e Minas não fica atrás, com a ampla descentralização da SETUR – Secretaria Estadual de Turismo, a valorização da FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que representa os Circuitos identificando demandas comuns, elaborando projetos, funcionando como elo entre Circuitos, poder público e demais parceiros, além das exigências para que os Circuitos estejam sempre organizados e comprometidos com metas.
 

Recentemente, as cidades do Circuito tiveram que realizar seus inventários, que foram repassados para a SETUR e a Fecitur para análise e divulgação. O inventário de São João Nepomuceno foi realizado pela Agência de Desenvolvimento, através de seu técnico, Geraldo Rabello, Márcio (Sabones) Heleno Silva e Ranúsia Carpanez Campos, representantes da Prefeitura Municipal, o que gerou uma economia considerável para o poder público de cerca de R$ 10.000,00, pois não foi necessário contratar nenhuma empresa para realizar tal trabalho.

 

Estas são mais algumas pequenas ações de desenvolvimento para o nosso município.

        

 


 

PARCERIA COM O HOSPITAL SÃO JOÃO

 

O Técnico da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno, Geraldo Rabello, concluiu no mês de dezembro o curso de pós-graduação em Gestão Hospitalar, pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Escola Pública de Saúde de Minas Gerais.

 

O trabalho teve como objetivo construir o Plano Diretor do Hospital São João, atendendo às exigências do PRO HOSP aos hospitais participantes. O mesmo visa desenvolver diretrizes e estratégias para o período de 2008 a 2011, na tentativa de implantar uma gestão mais profissional, melhorando a qualidade da atenção hospitalar. Inicialmente, foram analisados o ambiente externo da instituição, caracterizando a macro e a microrregião, a rede assistencial, a caracterização geral do município e seu sistema de saúde. Após, em conjunto com o Grupo Gestor e a Provedoria analisou-se o ambiente interno da instituição através da caracterização geral do Hospital e finalmente, construiu-se o Plano Diretor, elaborando o planejamento estratégico, envolvendo metas, estratégias, planos de ação e monitoramento e finalmente as considerações finais do trabalho.

 

O Plano Diretor encontra-se neste site, como forma de transparência das instituições envolvidas, além de ser uma forma de cobrança da sociedade para que as ações colocadas sejam realmente cumpridas. Assim, esperamos o envolvimento total de toda a Provedoria, médicos, colaboradores, poder público e da comunidade.

 

Este é mais um trabalho para o desenvolvimento de nosso município e região.

 


 

Geraldo Rabêllo recebe título de cidadania sãojoanense

 

 

 

Em reunião solene realizada no dia 15 de maio, no Clube Botafogo, através  de aprovação em Projeto de Lei nº 15/2009, de 24 de março de 2009, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno concedeu o título de cidadania sanjoanense ao Técnico da Agência de Desenvolvimento Geraldo Rabello, como reconhecimento das ações e dos serviços prestados à comunidade através da Agência de Desenvolvimento.

 

 

Veja abaixo o discurso de agradecimento de Geraldo Rabello:

 

Boa noite a todos,

 

Gostaríamos de cumprimentar nossa Prefeita Drª EDMEA MOREIRA MACHADO e o nosso Vice-Prefeito JOSÉ MARIA RIBEIRO SAMPAIO, o presidente da Câmara Municipal, Dr. CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, pelo qual cumprimentamos os demais vereadores, a todos os homenageados do evento e a todos os presentes.

Confessamos que é com grande emoção e aqui agradecemos ao vereador PAULO CÉSAR DE SOUZA BARREIROS, o nosso popular Sibéria, pela indicação deste titulo de cidadania sanjoanense, que jamais esqueceremos e também aos demais vereadores por reconhecer o nosso trabalho junto ao município e região através da Agência de Desenvolvimento.

         Quando saímos de Rochedo de Minas aos 10 anos de idade, jamais pensávamos que iríamos gostar tanto daqui, mesmo estudando e trabalhando por 18 anos em Juiz de Fora, rigorosamente quase todos os finais de semana estávamos aqui. A felicidade, mesmo quando viajamos e ao retornarmos avistamos a cidade pela curva do “Alá”, ou seja, “olha lá São João”, nos faz demonstrar uma profunda paixão por nossa cidade, apesar de nunca esquecermos nossas raízes rochedenses.

         Quanto ao título de cidadania, jamais receberíamos esta indicação se não fossem nossos parceiros da Agência de Desenvolvimento, ou seja, as associações, os sindicatos (Rural, Sindivest e dos Trabalhadores de Calçados e Confecções), os bancos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil), as cooperativas (Agropecuária, Credimata e Unimed), os empresários que realmente acreditam em nosso trabalho (não dá para citar todos), em especial, o primeiro presidente da Agência, o falecido Rogério Nogueira Furtado e também o seu irmão Jairo, que nos deram reais condições de trabalhar e acima de tudo confiar no trabalho, os empresários de fora de nossa cidade, através da Três Irmãos Duas Rodas, Nowpeace (Rio Novo) e Trama Jeans (Descoberto). Aos demais presidentes, Valdir Ladeira Girardi, Afonso Resende Dessupoio e o atual Pedro Alberto Leite Marques Vianna, também os nossos sinceros agradecimentos.

         Jamais esqueceríamos primeiramente de Deus, pois este nos carrega nos momentos difíceis, que não são poucos, mas nos ensina a persistir sempre.

         Minha família, minha mãe Geraldina e meu falecido pai Geraldo, pela educação, caráter, honestidade e incentivos constantes para os estudos e minha irmã Jaqueline, meu cunhado Narciso e sobrinhas Marina e Fernanda. No início de nosso trabalho não tinham a mesma paciência que temos, mas sem eles também não sairíamos do lugar.

Não poderíamos deixar de agradecer ao Presidente do Sindicato Rural e Diretor da UNIPAC em São João, Luiz Otávio Araújo Furtado e sua esposa Belkis, não só pela parceria junto ao Sindicato, mas pela confiança em também nos dar oportunidade de crescermos juntos com a faculdade, nossos colegas professores e principalmente nossos alunos que já estão fazendo a diferença em nossa região.

         A importantíssima parceria com o poder público municipal, que nos fornece subsídios para trabalharmos, como a cessão de um funcionário e um office boy, além de outras colaborações nas ações de desenvolvimento local. Sabemos que é uma grande vitória congregar parceiros antagônicos politicamente, mas que percebem que desenvolvimento se consegue com a participação e envolvimento de todos.

         Ao Márcio Heleno Silva, o Sabones, os aprendizes que trabalharam conosco, Diego Lima, Bruna de Souza Gruppi, Ricardo Carrada Soares e o atual Alberto Baltazar, nosso muito obrigado pelo respeito e comprometimento em nos acompanhar em nossas idéias.

         Porém, apesar de alguns detalhes, por nos fornecer o mais importante para trabalharmos, ou seja, a capacitação oferecida pela parceria com o SEBRAE, em nome de seus técnicos, Elisângela Pires, Eduardo Dilly e Eliane Rossignoli, os cursos, os projetos, a pós-graduação em cooperativismo, que nos deu uma visita técnica à Itália, que comprovamos que não fomos a passeio e sim para estudos, o sucesso do cooperativismo naquele país, a construção dos diversos APL’s que visitamos e lá deu certo. Os Fóruns de desenvolvimento, em Belo Horizonte, Olinda e Bom Despacho, as visitas técnicas a Araxá, Cianorte no Paraná, Muriaé e outras, as feiras e salões de tecnologia, artesanato, turismo e empreendedorismo, contribuíram muito em nosso conhecimento, nas habilidades e nas ações de desenvolvimento e principalmente na formatação de nossas palestras e cursos.

         Aos colegas do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, associação das cidades de São João Nepomuceno, Rio Novo, Goianá, Coronel Pacheco, Piau e agora Descoberto e Guarani, que procuramos presidir de forma descentralizada e lutamos para pelo menos deixar uma melhor imagem da região quanto ao turismo.

         Ao Hospital São João, em nome de seu provedor, Sebastião Sérgio de Fátima Rodrigues, o Paraná, que nos convidou para compormos uma equipe para alavancar aquela instituição e estamos procurando dar nossas contribuições na medida do possível.

         Na verdade, nem tudo são flores, pois não agradamos a todos e não somos perfeitos, mas procuramos passar conhecimento e sermos eternos aprendizes. Não é fácil trabalhar com vaidades e acima de tudo controlar as nossas. Tivemos nossos computadores roubados, projetos que não saíram do papel, mas sempre “levantamos, sacudimos a poeira e procuramos dar a volta por cima”.

         A construção da Agência não foi fácil. Na verdade, é um processo, uma obra constante (é como ter que matar um leão por dia). Sabemos que é uma instituição frágil, “pisamos em ovos” o tempo todo, ainda falta credibilidade junto a alguns empresários e mesmo a alguns políticos, principalmente aqueles que passam por uma verdadeira “gripe suína” contagiada por corrupção e total falta de ética, partindo de Brasília e pediríamos aos nossos daqui que não se deixem contagiar e exerçam com postura e ética os seus mandatos, afinal somos nós, cidadãos que os pagamos e nós os destituiremos, pois estamos todos sendo observados.

         Segundo Augusto de Franco, são quatro coisas que atrapalham quaisquer tentativas de desenvolvimento numa comunidade: o ASSISTENCIALISMO, O CLIENTELISMO, O CORPORATIVISMO e principalmente uma CULTURA ADVERSARIAL LOCAL (atrapalhar tudo que se tenta fazer para melhorar).

         Algumas pessoas, talvez por falta de conhecimento, alegam que fazemos políticas o tempo todo e realmente fazemos política sem sermos políticos, mas não politicagem. Procuramos fazer e buscar políticas de saúde quando participamos do curso de Gestão Hospitalar através do PRO HOSP, para o desenvolvimento do nosso hospital e aqui agradecemos pessoalmente e parabenizamos ao Secretário Estadual de Saúde, Marcus Pestana pelo seu excelente trabalho junto à Secretaria Estadual de Saúde, que está colocando Minas à frente dos outros estados brasileiros. Agradecemos sinceramente pelo que tem feito não só por nossa cidade, mas por Minas Gerais. O governo atual é um exemplo em termos de choque de gestão, pois analisando seu secretariado, percebe-se que foram colocadas pessoas especialistas em suas respectivas áreas e assim, a tendência ao sucesso é muito maior.

         Procuramos fazer políticas de desenvolvimento em educação quando colocamos palestras nas escolas, principalmente nossos professores e diretores, para que busquem se aperfeiçoar constantemente e aqui também parabenizamos nossa colega e amiga Juliana Pacassini, muito bem homenageada.

         Procuramos fazer políticas de desenvolvimento quando aplicamos palestras nas empresas, nas associações, nas Câmaras Municipais, nas prefeituras regionais e na organização de classes importantes, como a dos taxistas. Entretanto, o que mais nos gratifica é desenvolver as pessoas, com a busca de cursos junto ao SEBRAE, que as qualifiquem a serem melhores naquilo que fazem, que evoluam com seus negócios a conseguirem gerar mais emprego e renda para o nosso município e região, a aprimorarem seus poderes de liderança e aprenderem a ser liderados, a si tornarem pessoas formadoras de opinião e principalmente com a auto-estima elevada.

         No esporte, sempre procuramos conquistar títulos, mas acima de tudo, grandes amizades, deixar um legado, sempre representamos e divulgamos São João com garra, liderança e prazer, seja no futebol, defendendo o Botafogo, o Operário, o Mangueira, o Santa Cruz e o Sanjoanense ou o Clube Trombeteiros nos torneios de tênis regionais.

         Pedimos desculpas se esquecemos de agradecer a alguém, mas estamos trabalhando com paixão naquilo que nos foi proposto, pois desenvolvimento não significa crescimento e não acontece da noite para o dia, tem que ser plantado e a colheita pode demorar, pois tem que ser humano, social e sustentável.

         Aqui encerramos com duas frases importantes: uma de Thomas Édison que disse “SUCESSO DEPENDE DE 10% DE INSPIRAÇÃO E 90 % DE TRANSPIRAÇÃO”, ou seja, temos que suar bastante e não esperar as coisas caírem do céu.

         E finalmente, de um autor desconhecido no derrubado Muro de Berlim: “ALGUMAS POUCAS PESSOAS, EM ALGUNS POUCOS LUGARES, FAZENDO ALGUMAS POUCAS COISAS, PODEM MUDAR O MUNDO”.

 

Um abraço a todos e o nosso muito obrigado pelo título de cidadania.     

 


 

2º SALÃO MINEIRO DE TURISMO

 



Aconteceu nos dias 3 e 4 de abril de 2009, o 2º Salão Mineiro de Turismo no Minas Centro, Belo Horizonte – MG. A Agência de Desenvolvimento e o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas marcaram presença no maior evento turístico do Estado. O técnico da agência e também presidente do Circuito, Geraldo Magela Rabello, pôde presenciar o encontro de todos os Circuitos mineiros certificados pela SETUR (Secretaria Estadual de Turismo) e prestigiar seus principais atrativos, roteiros e acompanhar várias palestras. Entre elas:

- É Conversando que a gente se entende – A arte de se comunicar (Leila Ferreira)
- A importância da Lei Nacional do turismo e sua regulamentação para o setor (Ricardo Moesh)
- Políticas Públicas, Turismo e Desenvolvimento Econômico – Como fazer essas três dimensões caminharem juntas. (Thais Magalhães)
- Os deveres dos prestadores de serviços públicos com seu cliente/Consumidor (Luciana Atheniense)
- ICMS Turístico (Isabella Freire)
- Políticas Públicas, Turismo e Aspectos Legais - Painel (Leila Ferreira)

Agradecimentos: SEBRAE – Juiz de Fora na pessoa de seu técnico Felipe Alvim por ceder ônibus para capacidade de 50 passageiros dividido entre as 7 cidades dos Caminhos Verdes. A presença do Prefeito da cidade de Descoberto Sr Luis Fernando de Oliveira e sua secretária de Educação Cláudia Araújo, a vice-prefeita da cidade de Rio Novo, Sra Maria Virgínia Ferraz e seu secretário de Cultura e Turismo André Colombo, o vice prefeito da cidade de Goianá, Sr Estevan de Assis Barreiros e o secretário de Cultura e Turismo Scyllas Saraiva, o secretário de Educação de Coronel Pacheco Sr Elesbão, o diretor de turismo e meio ambiente de São João Nepomuceno, Sr José Maria Lott Fam, o superintendente da Fundação Cultural Manoel Pinto Filho (Keco), o gestor do Circuito Caminhos Verdes Roberto Marangon e Vice Presidente Luciene Ribeiro Braga e em especial a todos os participantes selecionados pelos municípios do Circuito.
 



PALESTRA
 



Aconteceu no último dia 31 de março de 2009, no Salão de Reuniões do Sindicato Rural de São João Nepomuceno uma palestra com o tema “Cooperação - uma Cultura Revolucionária” para os taxistas da cidade ministrada pelo Técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabêllo, que na oportunidade contou com a presença de vinte e um dos trinta e um profissionais que atuam no município, o vice-prefeito José Maria Ribeiro Sampaio, o vereador Professor Rodrigo Barbosa Ribeiro e a imprensa local (Márcio Sabones, do jornal a Voz de São João, Adílson Cunha, do Jornal O Sul da Mata e Adriana Freitas, do Jornal Mundo Urbano).

 



A palestra visou fortalecer uma classe importante no desenvolvimento do turismo em nosso município, pois, envolveu temas sobre a criação de associações, cooperativas ou sindicatos; capacitação profissional para desempenhar melhor suas funções no atendimento aos clientes, no caso turista em potencial que visitam nosso município e sempre gostariam de levar uma boa imagem da cidade, reflexões importantes sobre sucesso, triunfo, superação e competitividade; atitudes pessoais, liderança e mudanças comportamentais para haver cooperação.



“Somos separados e temos que competir ou somos vinculados e precisamos cooperar?”



 


CURSO SABER EMPREENDER EM RIO NOVO – MG

 



Nos dias 6, 7 e 8 de março de 2009, a cidade de Rio Novo recebeu pela primeira vez um curso do SEBRAE. O “Saber Empreender” tem como público alvo, empresários e pessoas que desejam conhecer o seu potencial empreendedor para a gestão de seus negócios no futuro; e a turma formada por 28 pessoas desempenhou muito bem suas metas dentro do curso. A Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região é a grande responsável pela coordenação devido ao seu forte vínculo de credibilidade e confiança com o SEBRAE.

A instrutora Carmem Pereira mais uma vez conduziu com competência este que é o 12º Saber Empreender organizado pela ADSJNR. Nossos agradecimentos especiais a Now Peace em nome do empresário Márcio Andrey e sua colaboradora Adriana, ao Sindicato Rural na pessoa do presidente Sr José Duprat (um dos participantes do curso), a Vice Presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Luciene Ribeiro Braga e ao Técnico do SEBRAE - Juiz de Fora, Felipe Alvim.

 

ADSJNR – A MARCA DO CRESCIMENTO


 

8º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais

 

A Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais – SETUR MG e a Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais – FECITUR realizaram o 80 Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

O Evento ocorreu no período de 9 a 12 de dezembro de 2008, no Caparaó Parque Hotel, na cidade de Alto Caparaó e dele participaram em torno de oitenta pessoas.

O Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas esteve representado por seu presidente e técnico da Agência de Desenvolvimento, Geraldo Rabello,  e pelo executivo Roberto Marangon.

A Secretária de Turismo, Érica Drumond, esteve presente e assinou um importante convênio com os circuitos que estão com documentação em dia, repassando o valor de R$ 10.000,00, para a compra de móveis e equipamentos de informática, na construção da sede do Circuito Caminhos Verdes na cidade de Rio Novo.

As atividades dos dias 10 e 11 de dezembro transcorreram na forma de oficina de trabalho no enfoque participativo e foram conduzidas por uma consultora/facilitadora que orientou os participantes no cumprimento de tarefas em subgrupos e discussões em plenária.

Os temas foram abordados em etapas sucessivas e interligadas, na seguinte linha lógica:

I – troca de informações por meio de palestras sobre três circuitos turísticos, sobre o CADASTUR, Salão Mineiro do Turismo e ICMS Turístico;

II - com o foco na FECITUR - alinhamento de entendimentos sobre o que é uma Federação, o que é a FECITUR e a sua missão, e a “linha do tempo” que retrata a cronologia dos acontecimentos da Federação;

III – início do planejamento estratégico - os participantes construíram a visão de futuro da Federação, definiram os objetivos para o horizonte temporal de 2009 e 2010, propuseram as linhas de ação pertinentes e priorizaram-nas;

IV – definição dos encaminhamentos necessários para a continuidade das deliberações hora acordadas.

 A FECITUR é uma   federação dos circuitos turísticos de Minas Gerais e servirá para representar os Circuitos identificando demandas comuns, elaborando projetos, funcionando como elo entre Circuitos, poder público e demais parceiros. Maiores informações estarão no site: www:caminhosverdesdeminas.com.br

 No dia 12, os participantes foram visitar o Parque da Serra do Caparão, onde se encontra o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

           

Alto Caparaó

Alto Caparaó

Alto Caparaó


Parceria com o Hospital São João

 

 O Técnico da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno, Geraldo Rabello, concluiu no mês de dezembro o curso de pós-graduação em Gestão Hospitalar, pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Escola Pública de Saúde de Minas Gerais.

 O trabalho teve como objetivo construir o Plano Diretor do Hospital São João, atendendo às exigências do PRO HOSP aos hospitais participantes. O mesmo visa desenvolver diretrizes e estratégias para o período de 2008 a 2011, na tentativa de implantar uma gestão mais profissional, melhorando a qualidade da atenção hospitalar. Inicialmente, foram analisados o ambiente externo da instituição, caracterizando a macro e a microrregião, a rede assistencial, a caracterização geral do município e seu sistema de saúde. Após, em conjunto com o Grupo Gestor e a Provedoria analisou-se o ambiente interno da instituição através da caracterização geral do Hospital e finalmente, construiu-se o Plano Diretor, elaborando o planejamento estratégico, envolvendo metas, estratégias, planos de ação e monitoramento e finalmente as considerações finais do trabalho.

 O Plano Diretor encontra-se neste site, como forma de transparência das instituições envolvidas, além de ser uma forma de cobrança da sociedade para que as ações colocadas sejam realmente cumpridas. Assim, esperamos o envolvimento total de toda a Provedoria, médicos, colaboradores, poder público e da comunidade.

 Este é mais um trabalho para o desenvolvimento de nosso município e região.


1º SEBRAE em Ação

A Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno, a Associação Comercial e Empresarial e o Center Moda agradecem ao SEBRAE-MG, em nome de suas analistas Eliane Rossignoli e Regina Ferreira pela confiança na realização do 1º SEBRAE em Ação em São João Nepomuceno.

O SEBRAE em Ação começou no dia 05/11, com o atendimento coletivo “Como Elaborar Controles Financeiros”, com o instrutor Gilson José Rodrigues, na sede do Sindicato Rural e contou com a presença de 23 participantes.

À noite, com a 1ª palestra com o tema “Administração Competitiva”, com o objetivo de orientar os empresários das micro e pequenas empresas para as melhores práticas de administração que permitam torná-las mais competitivas, com o palestrante Gilson José Rodrigues contou com a presença de cerca de 120 pessoas.

No dia 06/11, às 14 horas, tivemos o atendimento coletivo “Como Elaborar um Plano de Marketing”, com o instrutor José Tarcísio Fagundes de Paula, na sede do Sindicato Rural, contando com a presença de 16 participantes. Continuando, às 20 horas, no Clube Operário com a palestra “Nunca Desista de seus Sonhos” com o professor, ator, cantor e compositor Pachecão que contou com a presença de cerca de 360 pessoas.

No dia 07/11, às 20 horas encerrou-se o SEBRAE em Ação com a palestra “Promoção de Vendas” com o palestrante José Tarcísio Fagundes de Paula, com o objetivo de discutir e apresentar técnicas e ferramentas para a promoção de vendas e contou com a presença de 75 pessoas.

Nossos agradecimentos especiais ao Sindicato Rural pela cessão do salão para os atendimentos coletivos, em nome de seu presidente, Luiz Otávio Araújo Furtado e à UNIPAC pela liberação de seus alunos. Também agradecemos às empresas que incentivam seus colaboradores a participarem de cursos e palestras e por alguns empresários presentes, a todos pela presença nos eventos e uma vez mais ao SEBRAE que nos dá oportunidades de evoluirmos não só pessoalmente, mas também profissionalmente.

Esta foi mais uma grande ação de desenvolvimento para a nossa cidade e região.

 

1º SEBRAE em Ação

1º SEBRAE em Ação

1º SEBRAE em Ação

1º SEBRAE em Ação

1º SEBRAE em Ação


Novas lixeiras

 


Participantes do Seminário EMPRETEC, Maicon Cid Ávila (Três Irmãos Duas Rodas Ltda.) e Otávio César Dias Júnior (Competição Móveis), realizado em julho de 2008, colocaram neste mês de outubro, 40 novas lixeiras no centro da cidade.
A Agência de Desenvolvimento intermediou as compras das lixeiras em São Paulo e propositalmente foram colocadas após as eleições municipais, comprovando assim,  a importância das parcerias no desenvolvimento de uma comunidade.


Telecentro Bairro Três Marias

 


A Agência de Desenvolvimento, por ser uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, assinou convênio com a SECTES – Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e com a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno trazendo um TELECENTRO para nossa cidade. O mesmo está localizado na Rua Silvestre Detoni, 274, Bairro Três Marias e trará diversos cursos gratuitos de informática para aquele bairro.
Vale a pena conferir a animação da garotada e moradores, que em vez de ficarem na ociosidade, buscam conhecimentos através da inclusão digital, combatendo assim o analfabetismo da informática. É importante relatar que em breve funcionará ao lado uma padaria, ou seja, coisas positivas trazem coisas positivas concomitantemente.

Este é mais um trabalho de parceria que trará frutos para o desenvolvimento de nosso município.


 

Agência de Desenvolvimento participa da Feira do Empreendedor em Belo Horizonte

 

 


Com muito esforço, em apenas três dias, a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região conseguiu através da parceria com o SEBRAE-MG, levar empreendedores de São João Nepomuceno, Rio Novo e Rochedo de Minas, principalmente artesãos e pessoas que participaram dos cursos Saber Empreender e do Seminário Empretec. O ônibus partiu com 40 pessoas que participaram de palestras, oficinas de artesanato e seminários.


Grande destaque para as palestras com o professor Pachecão que estará em São João Nepomuceno no dia 06 de novembro com a palestra “NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS” e do consultor do filme Tropa de Elite, Paulo Storani, com a palestra “CONSTRUINDO UMA TROPA DE ELITE”.
 


Os participantes, apesar de cansados ficaram satisfeitos com este grande evento e assim agradecemos o comprometimento de todos, principalmente no cumprimento com os horários de saída de São João e Belo Horizonte. Nossos maiores agradecimentos para as colaboradoras do Sebrae, Eliane Rosignolli e Regina Ferreira que não têm medido esforços em atender nossas demandas.


Mais uma turma formada no curso 'Saber Empreender' em São João Nepomuceno

 


A Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região consegue fechar mais uma turma do curso Saber Empreender, envolvendo pessoas de São João, Rio Novo e Rochedo de Minas. Esta foi a 10ª turma, o que demonstra que este curso sempre terá demanda, pois capacita as mesmas a melhorar características do comportamento empreendedor e principalmente tira a inibição, além de motivar o trabalho em equipe.
Ficamos felizes em contar com a participação de pequenos empresários, artistas e funcionários que perceberam o curso como oportunidade de mudança comportamental e principalmente com uma visão empreendedora em suas ações.
O artista plástico Flávio Ferraz que participou do curso disse em seu depoimento final que ficou maravilhado em poder recordar ações empreendedoras de sua parte que obtiveram sucessos e aquelas que ele errou e principalmente em poder conhecer novas pessoas como rede de contato e assim irá recomendar o curso para diversos amigos.
Assim, é mais uma semente plantada para o nosso desenvolvimento que esperamos que seja reconhecida e valorizada por nossas lideranças locais.


EMPRETEC 2008

 

         A Agência de Desenvolvimento, em parceria com o SEBRAE, realizou de 5 a 13 de julho mais um SEMINÁRIO EMPRETEC, o 6º em São João Nepomuceno. O Seminário aconteceu nas dependências do Ópera Clube, com 28 participantes, muito bem selecionados pela competente Fabiana Pinho, técnica do Sebrae em Belo Horizonte, que também participou da seleção dos participantes do programa da Rede Record “O APRENDIZ”.

         Nossos agradecimentos especiais para Eliane Rosignoli e Regina Ferreira que nos transmitiram total segurança e a confiança necessária para que o evento obtivesse credibilidade e grande sucesso, além é claro da eficiência dos facilitadores Ricardo Pinho Nicoliello, da cidade de Baependi, Newton Kimura, de Patos de Minas e Pedro Henrique Fantini, de Uberlândia.

         O seminário contou com empresários da indústria e do comércio, profissionais liberais e funcionários públicos de São João Nepomuceno, Ubá, Rio Novo, Rochedo de Minas e Descoberto.

 

 

         Os participantes:

 

Daniele Mantelmacher –  proprietária da Virtuosa Modas

Domerlinda Maria de Souza Lima – Gerente do Banco do Brasil

Eder José da Silva – Indústria de Doces

Ederlini Silva de Mendonça – Proprietário de Facção em Rochedo de Minas

Eduardo Domingos – Representante comercial da Vicunha

Eflam Cosme de Jesus Junior – Gerente de Produção

Evandro Dessupoio – Encarregado da Lavanderia Tropical

Everson de Souza Rezende – ex- Superintendente da Fundação Cultural

Fernanda Souza Arvellos – Gerente da Only Denin

Flavio Fonseca Reis – Proprietário da  Equipatudo Móveis

Gabriel Rocha de Souza – Proprietário de loja RGR  Peças para Motos em Ubá

Huender Alves da Cruz – Proprietário da Auto Elétrica Lig Luz

Laura Miana Carvalho – Farmacêutica da Farmácia Batuta

Luciano José Ribeiro de Assis – Proprietário da Trama Jeans Confecções

Lucimeire Vieira Paraíso – Gerente Financeiro da A R Negócios

Luis Otávio Araújo Furtado – Diretor da Unipac e Presidente do S. Rural

Luis Otávio de Loudes Rosa – Proprietário de Facção em São João

Maicon Cid Ávila – Proprietário da Comercial 3 Irmãos

Marcio Andrey Vieira Moreira – Proprietário da Now Peace Confecções  em Rio Novo

Marcio Heleno Silva – Prefeitura Municipal Diretor teatral

Marcus Vinícius da Souza Lacerda – Proprietário da Sea Port Confecções

Maria José Gruppi Côrtes – Proprietária da Loja Maria Flor e Clinica Cortes

Maria Terezinha Menezes Costa Lamas – Proprietária da TJE Confecções

Maurílio de Lélis Henriques Knop – Empresário

Otávio César Dias Junior – Proprietário da Competição Móveis

Paulo Roberto Furtado Lamas – Suza Confecções

Silvana da Silva Cerqueira – Proprietária da Loja O Baratão

Sônia Maria de Paula Castro – Proprietária da Tecol Contabilidade

 

            Portanto, foi mais uma semente plantada para o desenvolvimento de nossa cidade e região e informamos que estamos com 130 pessoas que acreditamos ter o perfil, cadastradas para a realização de um próximo EMPRETEC em São João Nepomuceno.


Palestras nas Empresas Parceiras da Agência

A Agência de Desenvolvimento continua promovendo importantes palestras com os tema “COOPERAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA”, “LIDERANÇA”, “EMPREENDEDORISMO”, “MOTIVAÇÃO – A BUSCA DO SUCESSO” e “COMO TRABALHAR COM QUALIDADE”.

As palestras realizadas pelo Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabêllo, visam chamar a atenção dos funcionários e empresários de forma motivacional quanto a assumir responsabilidades na empresa e na vida pessoal, a importância de se ter que cooperar para competir, reflexões sobre o que é sucesso, vitória e triunfo, o comportamento dos funcionários de uma empresa de sucesso, atitudes pessoais de mudança comportamental na carreira profissional dos empregados, a liderança através do poder e da autoridade, chaves para a convivência cooperativista, propostas, desafios e competências dos empregados.

Palestra Trama Jeans

         Palestras já realizadas:

- CONFECÇÕES LÁBIOS DE MEL;

- A.R. NEGÓCIOS;

- LAVANDERIA TROPICAL;

- TAQUION INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

- ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO MANOEL (Descoberto);

- ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO ZÁGARI (Taruaçu);

- ESCOLA ESTADUAL GABRIEL ARCANJO DE MENDONÇA (POLIVALENTE);

- ESCOLA MUNICIPAL Dr. AUGUSTO GLÓRIA (Rochedo de Minas);

- ESCOLA MUNICIPAL DE RIO NOVO;

- ESCOLA MUNICIPAL JUDITE DE MENDONÇA;

- ESCOLA ALGODÃO DOCE;

- PIZZAS ADA;

- TRAMA JEANS CONFECÇÕES;

- SAFARY INDÚSTRIA DE MODAS;

- CORREIOS E TELÉGRAFOS;

- BANCO DO BRASIL;

- UNIPAC – NÚCLEO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E RIO NOVO;

- HOSPITAL SÃO JOÃO;

- PARTIDOS POLÍTICOS – PT  e PMDB;

- AGTER – ASSOCIAÇÃO DE GERAÇÃO DE TRABALHO EMPREGO E RENDA;

- ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO BAIRRO SANTA RITA ;

- ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO BAIRRO SHANGRILÁ

Gostaríamos de lembrar que as palestras são inteiramente gratuitas para todos os parceiros da Agência e aqueles que se interessarem, basta agendar em nosso escritório.

 

  

NOSSO PRIMEIRO PRESIDENTE 

A Agência de Desenvolvimento através de sua diretoria e seus parceiros externa sentimentos de pesar pela morte de ROGÉRIO NOGUEIRA FURTADO, um dos fundadores e nosso primeiro presidente.

Rogério foi um grande protagonista em nosso município em termos de desenvolvimento. A palavra confiança tem que estar sempre no associativismo e no cooperativismo e isto ele sempre procurou passar para nós em sua gestão. Perdemos um grande líder, que logo ao assumir a Agência de Desenvolvimento, recebeu alguns bombardeios, quando algumas pessoas alegavam que ele tinha sérias intenções políticas, o que realmente não se comprovou e ele nunca deu ouvidos para certas vaidades. Apenas acreditava no crescimento natural de nossa instituição e de nossa cidade.

         Atualmente, graças ao seu espírito empreendedor, sua iniciativa, visão e acima de tudo acreditar,  temos nossa sustentabilidade e uma infra-estrutura física, humana e tecnológica que nos faz trabalhar dignamente ocupando nosso espaço serenamente, sempre incentivando, respeitando e integrando outras instituições.

         Aprendemos muito com nosso amigo Rogério, principalmente nos momentos difíceis. Que Deus o receba de braços abertos em sua nova morada.

 


 PALESTRA AUMENTANDO SUAS VENDAS COM CRIATIVIDADE 

Foi realizado no dia 18 de março, no Clube Trombeteiros uma importante palestra em parceria com o SEBRAE-MG e a UNIPAC – NÚCLEO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO, com o tema ‘AUMENTANDO SUAS VENDAS COM CRIATIVIDADE”, com o palestrante José Tarcísio Fagundes, consultor do Sebrae. A palestra contou com um número recorde de participantes (320 pessoas) e abrangeu os seguintes enfoques:

Objetivo:

Proporcionar informações básicas para os participantes que pretendem desenvolver novos mercados ou enfrentar a concorrência acirrada, ou estabelecer sua marca no mercado ou, simplesmente, quer aumentar suas vendas de forma diferenciada e criativa.

Conteúdo programático:

·         Oração do Concorrente.

·         Exemplos de Criatividade em Vendas - Casos de jornais.

·         Novo Mercado.

·         Dicas de A até Z - Formas Para Criar em Vendas.

Esta foi mais uma ação de desenvolvimento do município.

 

 

ASSEMBLÉIA GERAL DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ELEGE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2008/2010

 

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ADSJNR – AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E REGIÃO

 

Aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de março de 2008, às 19:30 horas, na sede do Sindicato Rural de São João Nepomuceno, à Rua Dr. Péricles de Mendonça, 95 – 2º andar – Centro – São João Nepomuceno, Estado de Minas Gerais, reuniram-se sócios parceiros fundadores e contribuintes da ADSJNR – Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região, conforme assinaturas em “Livro de Presença das Assembléias”, com a finalidade de se fazer a prestação de contas da Associação, demonstração dos trabalhos realizados e eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2008/2010. Inicialmente, o técnico da ADSJNR apresentou através de um projetor multimídia, os trabalhos realizados e a prestação de contas do ano de 2007. Após, foi apresentado, conforme regulamento eleitoral, como chapa única, para Diretor Presidente, o Sr. PEDRO ALBERTO LEITE MARQUES VIANNA, empresário e representante da ZND JEANS WEAR CONFECÇÕES LTDA, sendo o Vice, a Sr. AFONSO MARIA RESENDE DESSUPOIO, representante da CONAF INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA e o Diretor Financeiro, permanecerá o Sr. NILO SÉRGIO MEDEIROS NARCISO, voluntário. Quanto ao Conselho Fiscal, será assim constituído: LUIZ OTÁVIO ARAÚJO FURTADO, representante dos sócios fundadores, representando o Sindicato Rural e como suplente, Srª SILVANA APARECIDA FERREIRA SILVA CARPANEZ, representante da RODOVIÁRIO CAMILO DOS SANTOS, VALDIR LADEIRA GIRARDI, titular dos sócios contribuintes, representante da VLG Materiais de Construção Ltda e como suplente, NARCISO DETONI JÚNIOR, representante da ND Atacadista.  Como mais nada houvesse a ser tratado, o senhor presidente da Associação, Afonso Maria de Resende Dessupoio, deu posse ao novo Diretor Presidente, Sr. Pedro Alberto Leite Marques Vianna, dando por encerrado os trabalhos e eu, Geraldo Magela Rabêllo, como secretário, lavrei a presente ata, que lida e achada conforme assinatura de todos os associados presentes nesta assembléia em livro “Lista de Presenças das Assembléias”. Esta ata foi assinada por Geraldo Magela Rabello, Técnico de Desenvolvimento e pelo Diretor Presidente empossado nesta data, Pedro Alberto Leite Marques Vianna.

São João Nepomuceno, 25 de março de 2008.

Declaramos que esta via confere com a original, lavrada em livro próprio “Atas das Assembléias”.

 

 

GERALDO MAGELA RABELLO

TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO

ADSJNR

 

 

Principais atividades em 2007

A Agência de Desenvolvimento promoveu durante o ano de 2007 importantes palestras com o tema “COOPERAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA” para os parceiros: CONFECÇÕES LÁBIOS DE MEL (com 50 funcionários), AR NEGÓCIOS (com 17 funcionários), LAVANDERIA TROPICAL (com 16 funcionários responsáveis pela chefia de Produção) e CONAF (com 30 funcionários).

As palestras realizadas pelo Técnico de Desenvolvimento, Geraldo Rabêllo, visam chamar a atenção dos funcionários de forma motivacional quanto à importância de se assumir responsabilidades na empresa e na vida pessoal, a importância em termos que cooperar para competir, reflexões sobre o que é sucesso, vitória e triunfo, o comportamento dos funcionários de uma empresa de sucesso, atitudes pessoais de mudança comportamental na carreira profissional dos empregados, a liderança através do poder e da autoridade, chaves para a convivência cooperativista, propostas, desafios e competências dos empregados.

Agradecemos aos parceiros empresários Luiz Henrique Dias de Castro (Confecções Lábios de Mel) e funcionária psicóloga Cristiane Ladeira, Alessandro Reis Azevedo (AR Negócios) e funcionário Alessandro Santos Furiati, Jairo Nogueira Furtado (Lavanderia Tropical) e funcionário Daniel Valente, Vicente e Afonso Rezende Dessupoio (CONAF) pela ótima receptividade, abrindo assim espaço para abordagem de outros temas como Empreendedorismo, Liderança, Marketing Pessoal e Turismo.

Também realizamos palestras nas cidades de Rochedo de Minas, Descoberto e no distrito de Taruaçu, nas escolas Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente), Escola Estadual Francisco Zágari, em Taruaçu, Escola Estadual Dona Judite de Mendonça, em São João, Escola Dr. Augusto Glória, em Rochedo de Minas e Escola Estadual Francisco Manuel, em Descoberto.       

A entidade participou em 2007 de 12 reuniões envolvendo ações para o desenvolvimento do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, 6 reuniões para o desenvolvimento do APL – Arranjo Produtivo Local de Confecções e outras 23 reuniões envolvendo temas relacionados ao desenvolvimento de nosso município, além de termos participado de duas audiências públicas promovidas pela Câmara Municipal, sendo que uma das quais, fomos debatedores sobre a situação e atuação dos conselhos em nossa comunidade.

Outro fator importante foi a grande participação de pessoas participando dos cursos oferecidos em parceria com o SEBRAE-MG, o que nos tem proporcionado uma excelente rede de contatos através de e-mails com os participantes. Um simples e-mail atinge rapidamente cerca de mil pessoas em nosso município.

Fotos: Lábios de Mel e AR Negócios


 

Agência de Desenvolvimento realiza palestra em Rochedo de Minas

No dia 02 de fevereiro, na Escola Municipal Dr. Augusto Glória, em Rochedo de Minas, com a participação de 45 pessoas, formadas pelo corpo docente daquela conceituada escola, o técnico da ADSJNR, Geraldo Rabêllo, proferiu a palestra "COOPERAÇÃO – UMA CULTURA REVOLUCIONÁRIA".

A palestra visa criar um ambiente favorável na instituição, no sentido de motivar os participantes a cooperar para que a mesma alcance sucesso em educar. As pessoas são chamadas a colocar suas habilidades e competências à disposição da coletividade. Também foram discutidos importantes tópicos sobre liderança desenvolvida através do poder ou da autoridade, bem como meios de se liderar.

Na verdade, liderar é uma tarefa de educar e toda educação é guiar pessoas. A palestra também enfatiza ao participante sobre a possibilidade de mudança comportamental do mesmo através da cooperação.

Os nossos agradecimentos pelo sucesso da palestra ao ambiente cercado por muito respeito dos participantes, em especial, à Secretária Municipal de Educação, Flávia Cristina Detoni, ao Diretor da Escola João Bosco Vilela, à inspetora Maria Luiza e ao SEBRAE-MG, na pessoa de seu técnico microrregional Eduardo Dilly.

 

"SE QUISER COLHER A CURTO PRAZO, PLANTE CEREAIS; SE QUISER COLHER A LONGO PRAZO, PLANTE ÁRVORES FRUTÍFERAS; MAS SE QUISER COLHER PARA SEMPRE, EDUQUE CRIANÇAS."

(Provérbio Chinês)

 

"Se você for um varredor de ruas, seja o melhor varredor do mundo. Varra as ruas como se fosse Beethovem compondo, Leonardo da Vinci pintando e Shakespeare escrevendo... Por aqui, passou o melhor varredor de ruas do mundo."

(Martin Luther King Jr.)

 

"Quando aprendi todas as respostas da vida, mudaram as perguntas."

(Charles Chaplin)


Agência de Desenvolvimento incentiva o Artesanato Local

No dia 24 de novembro, estiveram presentes em visita na XVII Feira Nacional do Artesanato, artesãos da ARTECA – Associação de Artesãos, Artista e Produtores Caseiros, Mãos Arteiras, Comunidade de Araci e das cidades do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas.

Nossos agradecimentos ao SEBRAE-MG, que forneceu o translado para Belo Horizonte, além de possibilitar aos visitantes nesta visita ao Expominas, uma viagem completa pela cultura brasileira, em mais de 8.000 estandes, sendo a maior feira de artesanato da América Latina.

O tema deste ano da feira foi inspirado no Carnaval, mostrando peças, carros alegóricos e fantasias da escolas de samba Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel. Destaque também para produtos expostos do Paquistão, Quênia, Indonésia, Índia, Turquia, Bolívia, Chile, Peru e Espanha.

A importância de missões como estas, fazem com que os artesãos possam se integrar, conhecer e procurar o aprimoramento de seus produtos para que eles também consigam ser os próximos a expor nos anos seguintes. Assim, percebem a qualidade e o design dos produtos, além de demonstrar que o artesanato é uma fonte de geração de emprego e renda quando levado com profissionalismo e não como passatempo.

Um outro fator importante é o desenvolvimento do associativismo e cooperativismo para se conseguir força na comercialização de seus produtos.

 


São João marca presença na Feira do Empreendedor

Aconteceu nos dias 12 a 15 de setembro, a Feira do Empreendedor, no Expominas, em Belo Horizonte, que é o maior evento de estímulo ao empreendedorismo do país, de caráter multisetorial, que oferece oportunidades para quem deseja iniciar, ampliar ou fortalecer o próprio negócio.

Durante o evento, os participantes encontram informações sobre abertura de empresas, alternativas de negócios, gestão empresarial, inovações tecnológicas, acesso a mercados e ao crédito, além de uma rica programação com palestras, seminários, oficinas, mesas de negociação e consultorias individualizadas.

O SEBRAE, além de promover este evento, cedeu 3 ônibus para visitantes de nossa cidade e da região. No dia 14, foram 2 ônibus com as cidades do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e Recanto dos Barões, para o setor de artesanato e nossa ARTECA – Associação de Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros, através de sua presidente, Natividade Plácido, participou com 8 representantes, além do superintendente da Fundação Cultural, Everson Rezende e o Técnico da Agência de Desenvolvimento e professor da UNIPAC, Geraldo Rabêllo.

 Além da visita à feira, os participantes puderam assistir à abertura com o Grupo de Teatro Grafite, apresentando a peça teatral “As mâos de Bandola”, sobre segurança no trabalho, saúde, educação e principalmente o talento que envolve as mãos. A seguir, vieram as palestras: Cultura e Identidade, com Olavo Romano; Aperte os Cintos Durante toda a Viagem, com Edina Bom Sucesso; Artesanato e Design – Namoro ou Amizade, com Álvaro Guilhermo. À tarde, Você é do Tamanho de seus Sonhos, com César Souza e Educação Empreendedora, com Gabriel Chalita.

 No dia 15, um outro ônibus com 44 pessoas saiu da cidade para a feira, destacando-se 12 alunos da UNIPAC, do curso de Administração, acompanhados pelo professor da matéria Teoria da Administração.

Além da visita aos estandes, acompanharam o Painel: Casos de Sucesso – Aprendendo com os empresários das pequenas empresas e a seguir a palestra Gestão Empreendedora, com Marco Aurélio Vianna. À noite, participaram da Cerimônia de entrega do prêmio Excelência Empresarial e a Palestra Magna “Vencendo o Medo e Correndo Riscos”, com o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Esperamos que em 2007, possamos contar com alguma empresa de São João Nepomuceno concorrendo ao Prêmio Excelência Empresarial, promovido pelo Sebrae Minas e Gerdau.

Na feira, também comprovamos resultados de projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos nas pequenas empresas, em parceria com instituições, institutos e universidades tecnológicas de Minas Gerais, e que contribuíram para elevar a competitividade dessas empresas nos diferentes setores da economia. Verificamos clínicas tecnológicas, incubadoras de empresas, campeonato de robótica MINASTEC, galeria de design, além dos seminários.

 
Ações como estas, têm contribuído para melhorar a taxa de empreendedorismo do município, comprovada através de dados da Fundação João Pinheiro, que melhorou de 2004 para 2005, além dos cursos de empreendedorismo como o EMPRETEC e o Saber Empreender, coordenados pela Agência de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE-MG.

Voltar